Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

“Jornalistas em Ação de Conscientização Nacional” será tema para discussão sobre inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho

O Fórum Jornalistas em Ação de Conscientização Nacional será gratuito e tem por objetivo esclarecer aos profissionais de imprensa, a nível nacional, sobre  o Estatuto da pessoa com Deficiência, inserido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146 de 6 de julho de 2015) e, visa a intermediar uma discussão maior que envolve mudança de concepção da sociedade em relação à pessoa com deficiência, o que inclui, entre outros assuntos, apresentar as etapas e procedimentos para a promoção da inclusão social e profissional de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, considerando que a importância legal da inclusão de pessoas com deficiência e aprendizes no mercado de trabalho é pouco aderida por empresas, a serem penalizadas com multas.

A elaboração de leis que garantam direitos é fundamental neste processo, porém, a mudança social é algo processual, naturalmente lento e dependente de conjunturas, o que não acontece por decreto. “Um paradigma condizente com uma sociedade inclusiva requer mudanças de ordem política, econômica, estrutural, instrumental, entre outros, que embora fundamentais, não são suficientes para garantir a convivência inclusiva. Há que se pensar na mudança atitudinal, sem a qual todas as outras perdem o valor”, ressalta Dra. Relma Urel Carbone Carneiro, professora, do Depto.  de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

O evento será programado para janeiro de 2016, em parceria com a Escola do Legislativo e apoio da Revista D+, especializada no segmento de pessoas com deficiência. Deverão participar jornalistas de todos os Estados e deverá ser transmitido simultaneamente ao vivo pelo site da Câmara Municipal de Araraquara e TV Câmara pelo Canal Legislativo, com chat para perguntas e respostas ao vivo entre os jornalistas participantes e os especialistas em suas áreas de atuação, convidados para comporem a mesa de trabalhos do Fórum Ação Jornalistas em Ação de Conscientização Nacional.

O projeto foi idealizado por mim e apresentado à presidente da Escola do Legislativo, Edna Sandra Martins, vereadora e vice-presidente da Casa Legislativa, em agenda com o responsável pelo depto. de marketing e comunicação da Revista D+, Tiago Coutinho. Em breve, será divulgada a programação do evento e a campanha publicitária em redes sociais e apoio de veículos de comunicação e mídia eletrônica.

Por Théo Bratfisch

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+