Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

botao_news botao_noticia

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

No primeiro dia de palestra da ReaShow, a que inaugurou o espaço destinado aos seminários de expositores abordou o tema Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Através do Lazer, realizada por Laura Juliana Melo Silva, técnica de Lazer da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb).

A palestrante trouxe para o foco a questão do direito da pessoa com deficiência ter, principalmente, o poder de escolha sobre a forma de lazer que ela quer para si própria. Laura relembra que a legislação garante o direito ao lazer e à cultura, no entanto, as barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e nas tecnologias podem prejudicar.

Com isso, ela ainda ressalta que a o lazer está diretamente ligado às questões sociais. “Durante muitos anos, a pessoa com deficiência era vista como um ser diferente. Hoje esse pensamento mudou, pois a ineficiência é dos espaços, despreparados para recebê-la”.

A Apabb tem projetos na área para estimular as pessoas com deficiência e seus familiares a estarem em espaços diversos e aproveitarem momentos juntos, onde o foco é a prática do lazer. Um dos projetos realizados pela Associação é o Projeto Caminhar, em parceira com a AABB (Associação Atlética Banco Brasil), unidade da Zona Sul, em São Paulo. O segundo projeto, de acordo com Laura, é o Encontro de Família, em que são realizados eventos, festas, viagens de um dia ou com pernoite.

Para conhecer mais sobre a Associação, acesse o site: http://www.apabb.org.br/

Por Brenda Cruz

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+