Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Nessa quinta-feira, 21, na Expo Barra Funda, zona oeste da capital, acontece a 4ª edição do ContrataSP – Pessoa com Deficiência.O evento gratuito é voltado para a empregabilidade de profissionais e estudantes com deficiência, além de reabilitados do INSS. Até o momento, aproximadamente 80 empresas confirmaram participação com cerca de 1.500 vagas ao todo.

 O ContrataSP é organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). A ação integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), iniciativa da Prefeitura de São Paulo para inserir públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo na região onde moram.

Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, o ContrataSP é uma importante ação para promover a igualdade de condições no mercado de trabalho. “Trata-se de uma política pública que aproxima as pessoas com deficiência das vagas nas empresas, facilitando a colocação e a recolocação profissional. Ao fazer a intermediação da mão-de-obra, a iniciativa gera emprego, renda e valoriza o cidadão”, afirma Aline Cardoso.

“Mais do que independência financeira e autonomia, o trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência, pois a partir da inserção no mercado de trabalho elas enxergam que são cidadãs plenamente capazes de exercer uma função no ambiente corporativo e na sociedade. Por isso, o respeito à lei de cotas, impulsionado a partir dessa iniciativa, precisa ser praxe em todas as empresas, públicas ou privadas”, defende o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

No evento, os participantes poderão se candidatar a vagas de emprego oferecidas e aproveitar outros serviços. Para facilitar o cadastro, a inscrição prévia pode ser feita por formulário online: bit.ly/ContrataSP.

Assim como na edição passada, estudantes com deficiência que queiram estagiar na Prefeitura de São Paulo poderão cadastrar seus currículos mediante apresentação de documentos pessoais e cópia do laudo.

Serviços

O ContrataSP também contará com os serviços oferecidos pelo CATe, como emissão de carteira de trabalho, oficina para elaboração de currículos e orientações sobre benefícios previdenciários. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Caso deseje tirar a carteira de trabalho, é preciso levar uma foto 3×4 recente. Já para quem ainda não tem o PIS, o documento será emitido na hora do atendimento mediante a apresentação dos outros documentos.

Lei de cotas

Empresas com mais de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de suas vagas para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

SERVIÇO

4ª Edição do ContrataSP – Pessoa com Deficiência

Data: 21 de junho

Horário: das 9h às 16h

Local: Expo Barra Funda

Endereço: Rua Tagipuru, 1001 – Barra Funda/SP (próximo ao metrô Barra Funda)

Informações: (11) 3397-1507 ou pelo WhatsApp (11) 99973-8710

Atendimento gratuito

 

Posts Relacionados

Assine a Revista D+