Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: Divulgação
Dia 19 de outubro de 2015 | Por Brenda Cruz | Sobre Cultura e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Há muitos filmes sobre deficiências. Filmes que têm como objetivo contar histórias sobre o cotidiano, dificuldades, desejos, sonhos e realizações. A motivação, inspiração e emoção contidas nessas histórias, ajudam a amenizar o preconceito e reforçam a luta pela consciência e inclusão.

Hoje, separamos 5 filmes que lidam com todas essas questões:

1- Os Intocáveis

Comédia sobre o valor da amizade, Intocáveis é baseado na história real de amizade entre um milionário francês tetraplégico, Philippe Pozzo di Borgo, e um imigrante algeriano que ele contrata como seu enfermeiro, Abdel Selou (que no longa virou o personagem Driss), e que acaba fazendo com que ele volte a ver graça na vida, mesmo com todas as dificuldades de ser deficiente físico e após a morte de sua mulher, Beatrice.

2- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Lançado em 2014, o filme conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. O diretor e roteirista Daniel Ribeiro desenvolve uma ideia interessante, aplicando a uma história universal (a descoberta do primeiro amor) características particulares: a homossexualidade e a deficiência física.

3- Os melhores dias de nossas vidas

Rory (James McAvoy) é um jovem rebelde, bem humorado, que fala o que pensa, não liga para as convenções sociais, nem para nada, nem para ninguém. Seu oposto é Michael (Steven Robertson), que sempre levou uma vida completamente sem graça e enfadonha. O que estas duas pessoas tão diferentes poderiam ter em comum? A resposta é ao mesmo tempo simples e cruel: Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral. Descontentes com as regras da vida, estes dois amigos inusitados planejam deixar a instituição onde estão internados com a ajuda de Siobhan (Romola Garai) para que eles finalmente atinjam seus objetivos: viver a vida em toda a sua intensidade. Mas quais as surpresas que o mundo fora dos portões da instituição irão revelar aos dois rapazes?

4- Desafio sem Limites (Good Luck)

Baseado em fatos reais, a comedia de 1996 traz a história de um grande astro do futebol americano, no auge de sua carreira. Ele sofre um acidente e fica cego. Após um ano de revolta e isolamento por sua nova condição, recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um acidente e que lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de canoagem de Gold Hill.

5- De porta em porta

O filme é baseado na história verdadeira de Bill Porter. Ele nasceu com Paralisia Cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. O filme mostra a luta de Bill para conquistar um emprego de vendedor de porta em porta, com o apoio sempre presente de sua mãe. Após convencer o empregador a lhe dar uma chance, Bill consegue o emprego. Tanto na entrevista de seleção para a vaga de emprego como nos primeiros contatos com seus clientes, ele vivencia situações de preconceito e rejeição. No entanto, nunca se esquece o que sua mãe lhe ensinara: paciência e persistência. Aos poucos, Bill começa a conquistar a amizade e a confiança de seus clientes, tornando-se um vendedor muito querido e competente. Por mais de 40 anos, Bill caminhou 16 quilômetros por dia.

Por Brenda Cruz / Fontes: Omelete, Adoro Cinema.

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+