Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
fg164922
Dia 28 de agosto de 2020 | Por Jessica Carecho | Sobre Notícias

Doação de tempo é uma das maneiras de colaborar com o trabalho da Instituição

No dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Na AACD, é uma data de grande celebração, uma vez que a Instituição surgiu graças à ação voluntária de um grupo de médicos, em 1950. Hoje, esse grupo cresceu e, atualmente, são cerca de 1.185 pessoas atuando nas Unidades da AACD no Brasil. Na Instituição, o trabalho é diversificado e inclui interação com pacientes em espera por atendimento ou cirurgias, apoio nos bazares e terapias, eventos, ações de captação de recursos, entre outras atividades. Tudo realizado com empenho, dedicação e carinho.

Para introduzir os voluntários em sua cultura organizacional e oferecer a formação necessária para a atuação em instituições filantrópicas, a AACD promove treinamentos periódicos para que os voluntários atuem na propagação da causa. As atividades realizadas por eles contribuem para a excelência no atendimento e no trabalho realizado por diversas áreas. A atuação do voluntariado da AACD também é importante para a acolhida dos pacientes e seus familiares, com ações de entretenimento e campanhas de inclusão social.

Além disso, os voluntários realizam ações de Voluntariado Empresarial, que promove atividades interativas com os pacientes, apoio em eventos e a doação de produtos com foco no entretenimento do paciente e na realização de eventos internos.
“Meu trabalho é feito com muito amor. Minha experiência é maravilhosa e só me faz crescer. Vejo como existem pais que encaram as dificuldades de uma forma exemplar, sempre sorrindo e dando muito carinho aos filhos. Ah, e quantos abraços e beijos eu já recebi nesta longa trajetória… A vida fica mais leve e mais fácil com estes incentivos!”, é o que conta Selma Poppi Neru, voluntária mais antiga da AACD, com 37 anos de casa. Selma iniciou o voluntariado no bazar da instituição, passou por diversos setores da unidade e hoje, atua na área de pedagogia da Instituição.

Para Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, a doação de tempo pode ser tão valiosa quanto a doação financeira. “O voluntariado é parte intrínseca do DNA da instituição. Não chegaríamos ao nível de assistência que temos hoje se não fossem por pessoas e profissionais dispostos a abrir espaço em suas vidas para contribuir com a nossa causa. Ainda assim, no Brasil é preciso caminhar muito neste sentido; precisamos criar uma cultura mais forte de doação de tempo e dinheiro, para que as instituições filantrópicas como a AACD consigam seguir ajudando quem precisa”, afirma Brito.

Quer ser um voluntário?
Para aqueles acima de 18 anos de idade que desejam fazer parte do Voluntariado, é possível fazer a inscrição pelo site aacd.org.br/voluntariado. Feito isso, basta aguardar o processo de seleção com uma etapa presencial e, em seguida, o direcionamento para a área de atuação. O candidato por um período de experiência com o acompanhamento de um voluntário que trabalha há mais tempo na Instituição. O programa de inscrição de voluntários possui uma divisão por áreas de interesse, o que facilita a identificação do candidato com a sua possível área de atuação.

Sobre a AACD
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Em 2019, realizou mais de 880 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios, entregou 61 mil produtos ortopédicos e fez cerca de 7.500 cirurgias ortopédicas. Conta ainda com a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+