Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Banner-site-AACD-COM-VOCÊ
Dia 7 de agosto de 2020 | Por Jessica Carecho | Sobre Notícias

A AACD Lar Escola São Francisco (LESF), vertical da instituição que abriga programas de inclusão social nas áreas de educação, pesquisas clínicas e esportes, organizou uma estrutura para fornecer aulas em formato EAD aos alunos inscritos, a fim de fazer com que mantenham suas atividades escolares em dia durante este período em que o isolamento social é recomendado.
Ferramentas gratuitas como Google Sala de Aula, Google Meet e Google Drive estão sendo utilizadas para ministrar as atividades. Antes de iniciarem as aulas virtuais, foi feito um levantamento com as famílias dos alunos para checar quais recursos cada um tinha disponível para serem feitas as atividades à distância. Os professores e todos os profissionais da unidade estão recebendo treinamento para utilização das ferramentas.
O LESF trabalha com três frentes de projetos diferentes: Vídeo Aulas, Atividades em Casa e Aulas Online – as duas primeiras aplicadas desde 01 de junho e a terceira a partir de 16 de junho. Na primeira semana (01 a 08 de junho), houve 76% de adesão ao Google Sala de Aula. Na segunda semana (08 a 16 de junho), o número subiu para 86%. Quanto às devolutivas em relação às lições aplicadas em aula, que são realizadas com a mediação dos pais dos alunos: 73% deram retorno de alguma forma, sendo que 53% conseguiram enviar a atividade via computador e 13% via Whatsapp.
São entregues a todos os inscritos kits pedagógicos que contém as lições que serão desenvolvidas no ambiente online, além de materiais escolares como cola, giz de cera, tinta, entre outros. Os kits são montados pelos cuidadores e professores e entregues presencialmente a cada 15 dias no LESF.
Atualmente, a AACD Lar Escola atende 89 estudantes de 6 a 17 anos com deficiências físicas e intelectuais, quase todos (95%) com paralisia cerebral.
Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Em 2019, realizou mais de 880 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios, entregou 61 mil produtos ortopédicos e fez cerca de 7.500 cirurgias ortopédicas. Conta ainda com a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br

 

Posts Relacionados