Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
download (5)
Dia 8 de novembro de 2019 | Por Tacila Saldanha | Sobre Notícias
Banner intérprete (2)

Instituição promove capacitação teórica e prática de técnica inovadora em São Paulo
A AACD promove entre os dias 15 e 22 de novembro o Curso de Formação em Terapia por Contensão Induzida (TCI) para aplicação em membros superiores de adultos e crianças. As aulas, destinadas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, têm como objetivo introdução da técnica e capacitação dos profissionais para aplicação do protocolo de TCI.
A AACD é a única instituição no Brasil que aplica a técnica pelo SUS e referência no tema no Brasil. A TCI foi criada pelo norte-americano Edward Taub, que treinou profissionais da Instituição brasileira, e começou a ser utilizada nos Estados Unidos em 1983. Na AACD, esse tipo de reabilitação chegou há cerca de 10 anos, em 2009. Basicamente, a terapia consiste em engessar o membro não afetado para forçar a pessoa a utilizar o membro comprometido, ou seja, fazer com que ela efetivamente desenvolva aquele membro. Com isso, ela é forçada a ativar aquele membro comprometido. Na AACD o tratamento é realizado com crianças e adultos.
A formação é liderada por Gabriela Matuti, fisioterapeuta responsável pela aplicação da Terapia por Contensão Induzida em adultos na AACD e integrante do grupo de pesquisas em TCI da AACD desde 2012. Ela é certificada na técnica pela Universidade do Alabama, além de ter formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Adulto Básico e Avançado, ser pós graduada em Fisioterapia Neurofuncional pela ISCMSP e mestranda em Fisioterapia pela UNICID. Outras fisioterapeutas da AACD fazem parte do corpo docente: Ana Carolina Rodrigues da Silva, Carolina Camasmie e Juliana Firmo dos Santos.
O curso tem duração de 50 horas de duração (20 horas teórica e 30 prática) e o investimento é de R$ 1.500. O endereço da AACD é Av. Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino. Todas as informações sobre estes e outros cursos oferecidos pela AACD podem ser obtidas pelo site http://www.aacd.rg.br , e-mail educacao@aacd.org.br ou telefone: (11) 5576-0979.
Fonte: CDI Comunicação

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+