Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

Iniciativa visa propagar a técnica de tradução intersemiótica e tornar o cenário cultural mais inclusivo e acessível

 

Sesc Avenida Paulista promove durante os meses de outubro e novembro o curso “Iniciação em Audiodescrição nas Artes Cênicas“, ministrado pela artista-pesquisadora Daniella Forchetti. De 18 de outubro a 9 de novembro, às sextas e sábados, os inscritos terão a oportunidade de aprender sobre a técnica de audiodescrição, recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras, tendo como foco as artes cênicas. A atividade é gratuita e para participar é necessário fazer uma pré-inscrição online. Para quem possui credencial plena as inscrições já estão abertas e a partir do dia 2 de outubro são abertas as vagas remanescente para o público em geral.

 

AUDIODESCRIÇÃO

A audiodescrição, como um recurso de acessibilidade comunicacional, é uma modalidade de tradução intersemiótica que possibilita a tradução das imagens em palavras em eventos culturais, esportivos, pedagógicos e turísticos, permitindo à pessoa com deficiência visual uma participação autônoma. Além disso, já foi constatado em pesquisas que o público surdocego, assim como pessoas com deficiência intelectual, disléxicas, analfabetos, idosos e crianças também se beneficiam da audiodescrição.

Esse curso pretende, a partir de experiências práticas, introduzir conceitos sobre audiodescrição para o público que atua no campo das artes cênicas, como: atores, bailarinos, artistas de circo e produtores culturais, para que com esse conhecimento possam pensar em ofertar mais espetáculos com acessibilidade, levando a uma fruição da arte mais inclusiva.

 

DANIELLA FORCHETTI

Daniela é dançarina, arte educadora, audiodescritora, fonoaudióloga, consultora e pesquisadora em Inclusão e acessibilidade através da arte. É também membro do Conselho Internacional de Dança e da Red Sudamericana de Danza. Fez mestrado em Distúrbios da Comunicação pela PUC/SP e especialização em Linguagens das Artes pela USP e em Audiodescrição pela UFJF/MG. Na área da inclusão de pessoas com deficiência tem formação em Capacitação em Comunicação pelo Programa Hilton Perkins/USA- ADefAV/SP; Símbolos, Literacia e Comunicação pela Cnoti/Portugal- CPTA/SP; Curso do Sistema Braille Grau I pela Escola Hadley/SP e Curso de Língua Brasileira de Sinais pela DERDIC/SP.

 

SERVIÇO

INICIAÇÃO EM AUDIODESCRIÇÃO NAS ARTES CÊNICAS

Com Daniella Forchetti

Quando: de 18 de outubro a 09 de novembro de 2019

Horário: das 14H30 às 17H30 (sextas e sábados)

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

Quanto: Grátis

Inscrição: Vagas limitadas. Pré-inscrições em (bit.ly/audiodescricaosesc), a partir do dia 25/9 (Credencial Plena) e a partir de 2/10 (vagas remanescentes para o público em geral)

Classificação: 16 anos

 

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

 

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SESC AVENIDA PAULISTA

 

 

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+