Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

No dia 18 de março será lançado, em São Paulo, o livro Amor Sem Limites, uma antologia que junta diversos contos sobre a vida das pessoas com deficiência, com histórias verídicas, mas com tom ficcional. O livro é projeto de Edmar Wilson Teixeira de Souza, 60, idealizador do projeto CRIA, entidade fundada há mais de 30 anos, por um grupo de corredores de rua, conhecidos como pedestrianistas. Edmar tem paralisia do membro superior esquerdo de nascença e fissura labiopalatal.

“Espero que este livro consiga mostrar a realidade nua e crua da pessoa com deficiência. Quero que o mundo mude de fato, que a pessoa com deficiência deixe de ser boneco de propaganda eleitoral e que o esporte deixe de ser mera coincidência. Temos que ser tratados como pessoas e não como objetos científicos”, afirma Edmar. Segundo ele, para que a inclusão social aconteça, é preciso haver uma mudança cultural. “Uma nova geração deverá nascer com novos conceitos”.

O livro possui a participação de 13 autores, um deles é Cris Magalhães, que mora em Portugal e aborda a vida de Edmar em um conto verídico, porém, com mudança no nome das personagens. “Cris conheceu minha vida e meu trabalho. Adorei que ela resolveu escrever inspirada em minha vida e como vivi desde a infância até os dias de hoje”, conta.

O principal trabalho do CRIA é proporcionar a inclusão através do esporte.  “Nosso principal trabalho é fomentar o esporte adaptado de uma forma diferente, com inclusão de fato, trabalhando-o como uma forma de iniciação ao alto rendimento, para que o atleta não venha por casualidade, mas por um clube de especialidade, com trabalhos técnicos e auxiliando os trabalhos científicos nas universidades”.

Edmar comenta também que o principal desejo dele para o projeto é ser referência nacional e mundial na relação de inclusão social da pessoa com deficiência. “Isso só será realmente concretizado quando houver Olimpíadas e Paralimpíadas juntas no mesmo dia e com o mesmo público. Inclusão de papos bonitos e discursos famigerados já têm bastante”, comenta esperançoso.

Serviço

Lançamento Amor Sem Limites

Rua da Consolação 2937, às 15h

amorsemlimites.esy.es/#loja

Posts Relacionados

Assine a Revista D+