Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
size_960_16_9_fachada-anatel
Dia 27 de janeiro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Educação e Notícias e Tecnologia

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

A Anatel disponibilizou no Youtube vídeos em Libras com o conteúdo do Regulamento Geral de Acessibilidade em Telecomunicações (RGA).  Destinados aos usuários com deficiência auditiva, os vídeos buscam promover inclusão e acesso.

A responsabilidade da Anatel é possibilitar às pessoas com deficiência o uso de equipamentos de telecomunicações em igualdade de oportunidade com as demais pessoas, por meio da eliminação de barreiras à comunicação e à informação.

Obrigações são relatadas no regulamento enviado para as empresas de grande porte como: disponibilizar, ao assinante com deficiência visual, a opção de receber seus contratos em braile, com fontes ampliadas ou outro formato eletrônico acessível, e disponibilizar em sua página na internet, e em todos os canais de atendimento, informações em formato acessível.

Planos de serviço para pessoas com deficiência auditiva também devem ser ofertados, garantindo que somente sejam cobrados os serviços plausíveis com o tipo de deficiência auditiva. Por exemplo: o consumidor quer contratar um pacote com a prestadora, mas não deseja que o serviço de voz esteja incluído ou quer utilizar somente o serviço de SMS.

Outro acordo é oferecer mecanismos de interação no canal de atendimento pela internet, assim como mensagem eletrônica, webchat e vídeochamadas.

As operadoras também devem possuir atendimento especializado, pois assim possibilita uma melhor comunicação às pessoas com deficiência auditiva em suas lojas e garantir a acessibilidade de sua página na internet, proporcionando o pleno acesso às informações.

Foi a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (APADA) que realizou a tradução em Libras do regulamento para a Agência.

Acesse o vídeo.

 

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+