Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Apae SP apresenta metodologia que favorece processo de aprendizado das crianças
Dia 14 de novembro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias e Saúde
Banner intérprete (2)

A Apae de São Paulo possui uma Sala de Atendimento de Integração Sensorial que reúne em um único ambiente diversos equipamentos projetados para o estímulo dos sentidos. O espaço é organizado para atender crianças de dois a 12 anos com suspeita ou diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista ou sinais de Transtorno do Processamento Sensorial.

Os equipamentos do espaço estimulam áreas do cérebro responsáveis pela cognição, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, além de auxiliar crianças que apresentam alterações no processamento de informações do sistema sensorial (visão, audição, paladar, olfato, equilíbrio e movimento corporal). Trata-se de um processo neurológico que tem como função organizar todos os sistemas para uso em conjunto de forma eficaz.

Entre os sinais e sintomas sugestivos de Transtorno do Processamento Sensorial destacam-se: reações incomuns ao movimento e ao toque; dificuldade em se adaptar a mudanças de rotinas e a lugares com muitas luzes, pessoas e barulho; distração excessiva, preferência pelo isolamento ao invés de interagir e brincar com outras crianças, aversão à sujeira, constantemente esbarrar em objetos e móveis.

Por meio de uma avaliação feita por um terapeuta ocupacional qualificado com certificação internacional, são levantadas as necessidades sensoriais específicas da criança, e então é criado um plano individual para o atendimento. As sessões acontecem uma vez por semana, com duração de 30 minutos, para até duas pessoas. Durante todo o processo também é realizada uma orientação familiar.

Para mais informações: (11) 5080-7000 e www.apaesp.org.br.

 

Posts Relacionados

Assine a Revista D+