Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: Divulgação
Dia 19 de outubro de 2015 | Por Brenda Cruz | Sobre Notícias e Tecnologia

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Chegou à cidade de São Paulo um aplicativo que facilita o uso de ônibus por pessoas com deficiência visual. O CittaMobi Acessibilidade, desenvolvido pela empresa Cittati, avisa, por sistema de voz e vibração, quanto tempo falta para a chegada do coletivo ao ponto, além de todas as informações necessárias para embarque e desembarque.

Com o objetivo dar mais autonomia ao deficiente visual, o aplicativo já está implantado em 15 cidades do Brasil, como Recife, São Caetano do Sul, Maceió e Salvador.  A empresa pretende levar a tecnologia também para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Como a tecnologia funciona?  Os ônibus enviam um sinal para o aplicativo por meio de GPS. Ao clicar, o deficiente visual consegue verificar em tempo real, com um dispositivo de voz, a previsão da chegada de determinado ônibus na parada. Além disso, indica qual ônibus pegar para chegar ao destino pretendido. O aplicativo ainda indica a distância da pessoa até o ponto de ônibus e, já dentro do coletivo, fornece informações sobre o trajeto e até o momento de desembarcar (o aplicativo monitora o caminho e vibra o telefone para avisar). O recurso está disponível para os sistemas iOS e Android.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+