
Chegou à cidade de São Paulo um aplicativo que facilita o uso de ônibus por pessoas com deficiência visual. O CittaMobi Acessibilidade, desenvolvido pela empresa Cittati, avisa, por sistema de voz e vibração, quanto tempo falta para a chegada do coletivo ao ponto, além de todas as informações necessárias para embarque e desembarque.
Com o objetivo dar mais autonomia ao deficiente visual, o aplicativo já está implantado em 15 cidades do Brasil, como Recife, São Caetano do Sul, Maceió e Salvador. A empresa pretende levar a tecnologia também para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Como a tecnologia funciona? Os ônibus enviam um sinal para o aplicativo por meio de GPS. Ao clicar, o deficiente visual consegue verificar em tempo real, com um dispositivo de voz, a previsão da chegada de determinado ônibus na parada. Além disso, indica qual ônibus pegar para chegar ao destino pretendido. O aplicativo ainda indica a distância da pessoa até o ponto de ônibus e, já dentro do coletivo, fornece informações sobre o trajeto e até o momento de desembarcar (o aplicativo monitora o caminho e vibra o telefone para avisar). O recurso está disponível para os sistemas iOS e Android.
Por Brenda Cruz