Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Foto: Divulgação
Dia 16 de dezembro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Notícias e Tecnologia

Conteúdo em Libras

Texto em Português

O jogo digital bilíngue – em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português, lançado em março deste ano, foi desenvolvido exclusivamente para melhorar a aprendizagem da língua portuguesa de crianças surdas. O projeto é fruto de estudos de pesquisadores com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

O personagem Wyz é um viajante espacial que perde o controle da nave e cai no planeta Z, iniciando uma divertida aventura para recuperar partes perdidas de sua nave. A trajetória conta com três ambientes diferenciados e 30 fases.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante o jogo, as crianças são desafiadas a resolverem puzzles (quebra-cabeças), formando corretamente as palavras, superando os desafios da competição. Além de obter novo vocabulário em Português através de imagens e figuras, têm a oportunidade de reforçar os conhecimentos em Libras.

A intenção do game no momento serve como alternativa para educação através da tecnologia. Apesar da pesquisa não apresentar nenhuma comprovação científica referente aos impactos que o aplicativo gera na aprendizagem, tais estudos devem acontecer somente no ano de 2016.

Wyz está disponível gratuitamente na App Store para iPad através do link: https://itunes.apple.com/br/app/wyz/id950928312?mt=8

Foto: Divulgação

 

Por Cintia Alves / Fonte: Agência Brasil

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+