
Até o dia 30 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 17h, o Memorial da Inclusão recebe a exposição Duplo Acesso: Sair da Superfície. Trata-se de uma exposição de arte contemporânea com cinco instalações artísticas nas quais o visitante é convidado a experimentar impressões sensoriais em um contexto fora do usual. A exposição foi concebida pela artista plástica Diana Tsonis formada pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
O visitante poderá apreciar a instalação A pele das coisas, onde objetos construídos com arame moldável ficarão expostos em cavaletes. Serão disponibilizadas vendas para que o visitante sem deficiência visual experimente esta nova sensação. Em seguida, em Poesias em braile, poemas serão expostos em feltro adesivado sobre o expositor de vidro. A ideia do feltro é de pensar diferentes possibilidades de confecção e contatos com a leitura em braile.
No Cinema Cego, será exibido um curta-metragem com depoimentos de pessoas com deficiência visual. Em Feche os olhos e imagine, duas espreguiçadeiras, fones de ouvido com áudio descrição de um texto que remete à própria temática da exposição vão permitir a imersão do visitante no universo da exposição. E por fim, em Saia da superfície será simbolizada a reflexão da passagem com uma cortina sensorial azul com ondulações e um instrumento musical imitando o som do mar.
Serviço:
Exposição: Duplo Acesso: Sair da Superfície
Data: De 2 a 30 de maio (de segunda a sexta-feira)
Horário: das 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Visitas agendadas: memorial@sedpcd.sp.gov.br ou (11) 5212-3727
Entrada gratuita
No dia 21 de maio, sábado, das 13h às 17h, o Memorial da Inclusão estará aberto para visitação.
Por Brenda Cruz