Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Arte, música e ação
Dia 28 de novembro de 2016 | Por Rosa Buccino | Sobre Arte e Cultura e Cursos, Feiras & Eventos e Educação e Música e Notícias e Superação

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

 

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

O Natal Iluminado foi criado desde 2000 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e na 16ª edição  tem como tema “Inclusão e Infância”.

A primeira atração do evento aconteceu em 21 de novembro, na sede do Instituto Passadori, cidade de São Paulo, com as participações de Guto Maia, produtor artístico e músico; Pitu Leal, conhecido pela habilidade musical e criação de instrumentos produzidos com materiais recicláveis; dos alunos do Núcleo de Especialização e Educação para o Deficiente Físico e Mental (Need); de Aline Fávaro, bailarina com síndrome de Down, reconhecida por sua técnica clássica; Deto Montenegro, irmão do cantor Oswaldo Montenegro e um dos coordenadores da Oficina dos Menestréis, empresa de teatro musical que leva a prática artística às pessoas com e sem deficiência.

Guto Maia comentou que o evento motiva a participação da sociedade na educação e nas discussões acerca da inclusão infantil. Foi por conta desse posicionamento o convite aos alunos do Need, à bailarina Aline e a Pedro Rosengarten Baptista, autista, filho de Guto Maia, que ao recitar um poema, emocionou a todos.

Como tem feito ao longo das recentes décadas, Deto Montenegro colocou-se à disposição de familiares e das crianças que, de alguma forma, queiram participar de atividades artísticas. Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori, destacou que o momento é altamente reflexivo no que diz respeito à inclusão social e mencionou sua intenção de  participar de futuros projetos como esse.

Várias locações na capital paulistana servirão de palco para as atrações do Natal Iluminado 2016 até o dia 18 de dezembro, com parceria de diversas entidades e instituições, além do suporte da ACSP e suas 15 mil empresas afiliadas. A expectativa é atingir 12 milhões de pessoas, sendo 3 milhões delas com deficiência. Veja a programação atualizada através do fone 11 99378 4603.

 

2

Guto Maia e Pitú Leal: a música promove a convivência social.

 

3 

Deto Montenegro: o teatro musical é essencial no cotidiano das pessoas com deficiência.

 

5

Aline: show de balé na abertura oficial do Natal Iluminado 2016.

 

4

Pedro Rosengarten Baptista: a poesia como meio de inclusão social.

 

[/tab_item][/tab]

 

 

Posts Relacionados

Assine a Revista D+