Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Foto: Divulgação
Dia 28 de julho de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Notícias e Tecnologia

Conteúdo em Libras

Texto em Português

No total, 1541 cartórios do estado de São Paulo oferecem, desde janeiro, atendimento em Libras via teleconferência aos usuários surdos. O serviço é acionado pelo atendente do cartório, que, por meio de login e senha, entra em contato com o intérprete para que ele faça a intermediação do atendimento via internet.​

Por iniciativa dos cartórios e por meio de suas entidades representativas (CNB/SP, ANOREG/SP, CNB/CF, Arisp, ARPEN/SP e IEPTB/SP), o projeto foi implantado para tornar mais objetiva a prestação de serviços às pessoas surdas, que agora têm maior autonomia para utilizar os serviços oferecidos.

“O sistema de Libras quebra barreiras antes existentes para a comunicação das pessoas surdas que necessitavam de serviços oferecidos pelos cartórios”, diz Andrey Guimarães Duarte, presidente do Colégio Notarial do Brasil – São Paulo.

A iniciativa demonstra a busca constante das atividades extrajudiciais por novas tecnologias que promovam a inclusão e a melhor experiência dos cidadãos. “Ao presenciar o atendimento da pessoa surda no cartório por meio do sistema de Libras, fica muito clara a satisfação dos dois lados: o usuário consegue esclarecer suas dúvidas e o funcionário pode oferecer um atendimento completo sem dificuldades”, diz o presidente.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados