
Os Jogos Paralímpicos seguem encantando a todos. O Brasil mantém-se em 5º lugar no quadro de medalhas com um total de 35 medalhas: 9 de ouro, 17 de prata e 9 de bronze. O atletismo tem sido o carro forte do Brasil nessas competições e ao todo são17 medalhas conquistadas, sendo 6 de ouro. Que tal conhecer os atletas que deixaram o pódio mais dourado? Vamos lá!
Atletismo
Ricardo Costa de Oliveira, 34 anos, nascido em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Conseguiu a primeira medalha de ouro para o Brasil no salto em distância masculino – T11, modalidade para atletas cegos.
Daniel Martins, 20 anos, conquistou o terceiro ouro do Brasil nos Jogos na prova dos 400m rasos da classe T20, modalidade para pessoas com deficiência intelectual. Daniel já era o recordista mundial na categoria e ainda superou sua própria marca ao cravar o tempo de 47s22.
Claudiney Batista dos Santos, 37 anos, venceu a prova do arremesso de disco na categoria F54/55/56, modalidade para atletas em cadeiras de rodas. Claudinei ainda conquistou o recorde paralímpico da prova com um arremesso de 45,33m.
Shirlene Coelho, 35 anos, foi porta-bandeira do país na Cerimônia de Abertura da Paralimpíada Rio 2016 (a primeira mulher a desempenhar este papel) e conquistou a medalha de ouro no arremesso de dardo F37, classe para atletas com paralisia cerebral.
Petrúcio Ferreira dos Santos, 19 anos, ganhou neste domingo (11), medalha de ouro nos 100 metros rasos, categoria T47, para atletas amputados. Ele também quebrou recorde mundial da prova, com tempo de 10s57.
Alessandro Rodrigo Silva, 32 anos, conquistou a sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos no lançamento de disco na categoria F11, modalidade para atletas com deficiência visual, com a marca de 43,06m, batendo o recorde da prova.
Por Brenda Cruz / Fotos: Divulgação