Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

O posto móvel da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) estará instalado até 30 de julho, no Shopping Interlagos, zona sul da capital, para facilitar o requerimento do Cartão de Estacionamento para Idosos e Cartão de DeFis (estacionamento para pessoas com deficiência).

O horário de atendimento é das 12h às 18h, exceto nos dias 24 e 25 de julho. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O propósito da ação é facilitar a emissão do Cartão de Estacionamento, facilitando o deslocamento de idosos e pessoas com deficiência.

Atualmente, o documento é emitido apenas na sede do DSV, em Pinheiros.  A partir de 31 de agosto, quem não possuir o cartão, e estacionar em vagas privadas, como nos shoppings centers, será multado.

Pessoas com deficiência que não dirijam e dependem de motorista também receberão isenção.

Pessoas com deficiência que não dirijam e dependem de motorista também receberão isenção.

No período das duas últimas semanas, o posto móvel ficou instalado no Shopping Ibirapuera, também na Zona Sul. Foram realizados 3.693 atendimentos. Do total de atendimentos, 96% foram solicitações de cartões de estacionamento para idoso. O tempo para realizar a solicitação foi de cerca de 20 minutos.

O interessado poderá pedir a isenção de rodízio, além de solicitar o Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência. É preciso trazer os formulários impressos e preenchidos e as cópias dos documentos requeridos (confira nos links abaixo).

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a existência das vagas reservadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos é um sinal de respeito à condição de vida desses cidadãos. “Eles se locomovem mais vagarosamente e o tempo perdido para chegar a um elevador, por exemplo, pode significar o atraso para uma consulta médica ou entrevista de emprego”, avalia o secretário.

Para solicitar o benefício, as pessoas com deficiência precisam preencher o requerimento no link: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/cartao_defis_1473427713.pdf e obter o formulário de atestado médico encontrado aqui: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Atestado_Medico_1279722161.pdf .Já os idosos devem se cadastrar no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), através do portal da SMT: www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+