Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
download (3)
Dia 12 de abril de 2019 | Por Jessica Carecho | Sobre Notícias
Banner intérprete (2)

 Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz balanço de suas ações em 2019

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência completa cem dias de nova gestão com diversas ações na área de cultura, lazer e empregabilidade, com destaque na interlocução e atuação nos municípios paulistas. Na área do trabalho e emprego, a pasta, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está elaborando plano estratégico de conscientização e inclusão para empresas, dentro do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – PADEF. Desde 2011, mais de 8 mil pessoas com deficiência conseguiram um emprego devido à atuação do PADEF.

No esporte, o destaque da atuação da nova gestão se dá para a renovação do Time São Paulo Paralímpico, parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, composto por 62 atletas de alta performance e quatro atletas-guia, de nove modalidades paralímpicas: atletismos, bocha, tênis de mesa, natação, canoagem, ciclismo, halterofilismo, judô e triatlo. Os critérios adotados para seleção da equipe são os resultados obtidos na Paralimpíada Rio 2016 e o potencial do atleta para participar da Paralimpíada 2020.

Na área cultural, por meio do Memorial da Inclusão, a exposição fixa – Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência, recebeu cerca de 2.500 visitas espontâneas e grupos agendados que participaram de oficinas e atividades de sensibilização e conhecimento do contexto histórico do Memorial da Inclusão. Além do museu físico, o Memorial conta com uma versão itinerante que percorreu os municípios de Limeira, Franca e Cruzeiro.

Além de suas realizações, a pasta participou, ainda, de eventos específicos relacionados aos direitos da pessoa com deficiência, como o “9º Simpósio Internacional da Síndrome de Down (T21) – Superando a Vulnerabilidade, Entendendo a Evolução do Cérebro Humano”, realizado em 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, e que teve como objetivo considerar a importância da reciclagem e atualização dos avanços nos temas de nutrição, educação e saúde, no universo das pessoas com a síndrome. Também em virtude do Dia Internacional da Síndrome de Down, a pasta apoiou a 5ª edição da Corrida e Caminhada pela Inclusão, realizada pelo Instituto Olga Kos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+