
Com cerca de 130 mil surdos usuários de Libras no Estado, prefeitura lança serviço para mediar comunicação nos serviços públicos
Por Cintia Alves
Inaugurada a primeira CIL no Centro de São Paulo, tendo por objetivo ampliar e melhorar a comunicação no atendimento entre os funcionários e os usuários dos serviços públicos. A iniciativa conta com 21 intérpretes responsáveis no auxílio às pessoas com deficiência auditiva (surdas e cego-surdas), na capital.
A cerimônia de abertura aconteceu no dia 22 de setembro, na Prefeitura de São Paulo, com a presença do Prefeito Fernando Haddad, o secretário Antonio José Ferreira da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), a secretária Marianne Pinotti da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Ana Regina Campello presidenta da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), entre outros convidados.
O projeto de nº 53 faz parte do Programa de Metas da Prefeitura (2013-2016), fruto da parceria com o Governo Federal, mediado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Atualmente as centrais concentram-se em 37 cidades brasileiras, estendendo-se pelo Estado nas cidades de Campinas, Guarulhos e São José do Rio Preto. “Nós temos que garantir para a pessoa com deficiência o que ela mais precisa, oferecendo-lhe autonomia”, afirma o prefeito Haddad.
Foram necessários dois anos de pesquisa para encontrar o formato mais adequado ao programa virtual, optando-se pela tecnologia europeia baseando-se em sua funcionalidade; a Central contém três modalidades diferentes de atendimento:
- “In loco”: o usuário de Libras solicita um intérprete ou um guia-intérprete, para que ele se desloque até o serviço público de atendimento necessário e realize a tradução simultânea para o atendente do estabelecimento;
- Presencial: o solicitante deve comparecer diretamente a CIL, na Rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, no Centro, para que o intérprete possa auxiliá-lo, por exemplo, em uma ligação telefônica para um órgão público;
- Virtual: o usuário solicitará o intérprete através do aplicativo em seu smartphone, tablet, ou computador com acesso à internet. Apesar da função ainda estar em processo de implementação, o usuário poderá contatar a Central para reportar uma emergência médica, comunicar-se com um serviço público ou outra pessoa usuária de Libras por meio de vídeo.
Durante o lançamento, a Presidenta da FENEIS, Ana Regina Campello, fez uma breve apresentação com transmissão ao vivo do serviço virtual. “É muito positivo a CIL da Prefeitura de São Paulo, fazer uso da tecnologia que outros países já utilizam. A tecnologia traz acessibilidade e perfeição para que as pessoas surdas consigam o apoio de um intérprete em Libras. Significa a autonomia e a liberdade da comunidade surda”, comemora Ana Regina Campello.
Além das três modalidades de atendimentos, a instalação de totens já está acontecendo em todas as subprefeituras para acesso via vídeo ou texto aos intérpretes da CIL, facilitando a mediação entre os funcionários locais e o usuário.
A comunidade surda presente no evento representou a importância da participação no desenvolvimento dos novos serviços em prol da luta pelos seus direitos. “Temos nossa própria Língua assim como os ouvintes e a diversidade precisa ser respeitada”, comenta a instrutora de Libras, Lucinéia Fagundes.
O lançamento no mês de setembro faz referência ao Setembro Azul, marcado por comemorações do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (21/9) e o Dia Nacional do Surdo (26/9). “Setembro Azul representa a condição de ser um surdo ativo perante a sociedade, promovendo ações e sendo protagonista de sua própria história. A grande barreira das pessoas surdas e surdo-cegas na vida é a comunicação, e a CIL servirá para romper a barreira da comunidade surda com os serviços públicos na nossa cidade”, afirma a secretária Marianne Pinotti.
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia