Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Dia 23 de maio de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Esporte e Notícias

Conteúdo em libras

Conteúdo em português

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 estão chegando, e hoje, deram-se início as atividades do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em uma área de 140 mil m² no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista. O CT é referência internacional em treinamento e avaliação dos atletas paradesportivos e tem como parceiros: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

Com 95 mil m² de área construída, o centro tem o objetivo de promover o paradesporto brasileiro, criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias. O conjunto possibilitará treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e equipes, a fim de permitir a preparação física e treinamento de novas gerações de atletas de esportes adaptados e formação de técnicos, classificadores, árbitros, gestores e outros profissionais relacionados ao esporte. Além disso, deve abrigar um centro de pesquisa em diversas áreas científicas e tecnológicas associadas ao esporte para pessoas com deficiência.

O CT Paralímpico Brasileiro está entre os únicos quatro existentes no mundo e maior em número de modalidades (15), o empreendimento segue o conceito de países potência no esporte adaptado, como Ucrânia, China e Coreia do Sul. O Centro Brasileiro reúne 15 modalidades (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado) e está dividido em 11 setores que englobam áreas esportivas de treinamento, hotel, centro de convenções, laboratórios, condicionamento físico e fisioterapia.

 Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+