Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

O Programa de Qualificação Profissional para Surdos, Pessoas com Deficiência Física e Reabilitados do INSS, iniciativa do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), Fundação de Rotarianos de São Paulo e Rotary Club, está com inscrições abertas até 8 de dezembro. Integrante da plataforma Selur Social, o curso tem início em 24 de janeiro e vai até 28 de junho. A periodicidade é semestral.

 Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para surdos e outras 20 para pessoas com deficiência física e reabilitadas pelo INSS. Os interessados devem preencher uma ficha de interesse no site ou entrar em contato por telefone para agendamento do processo seletivo. No dia agendado, os candidatos passarão por uma entrevista e um teste classificatório (Português, Matemática e Conhecimentos Gerais).

 As aulas são realizadas de segunda a sexta, das 14h às 18h, nas Faculdades Integradas Rio Branco (Avenida José Maria de Faria, 111, Lapa – São Paulo). As turmas com surdos recebem a qualificação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os pré-requisitos são: ter mais de 16 anos e escolaridade mínima de 4ª série do Ensino Fundamental. Mais informações podem ser obtidas nessa página ou no telefone (11) 3879 3157.

 O conteúdo do programa inclui: Habilidades para a Vida; Matemática; Língua Portuguesa / Português Instrumental para Surdos; Noções Administrativas e de Atendimento e Informática. Diversos pontos são apontados como benéficos em relação a essa iniciativa, entre eles, aumento da empregabilidade, oportunidade de qualificação profissional, autonomia financeira e incentivo à escolaridade.

Segundo Marcio Matheus, presidente do Selur, grande parte desses profissionais é reinserida no mercado de trabalho, promovendo uma inclusão social de uma parcela tradicionalmente excluída. “O Selur é a entidade administradora e colabora também com estrutura e apoio às iniciativas. O sindicato reforça a importância de um mercado de trabalho mais justo e se empenha para que o setor de limpeza urbana esteja atento à discussão”, conclui o presidente

Em junho, o Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco sediou a formatura da 17ª turma do Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física. A conclusão foi um momento importante, pois também sela a comemoração de 70 anos do Cepro e uma década que a instituição se encontra instalada nas Faculdades Integradas Rio Branco. O tema escolhido para todas as atividades em 2017 é: Cepro: 70 anos fazendo história. E você? O que tem feito para construir o seu legado?.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+