Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Destaque Site 1600x800 px
Dia 9 de março de 2018 | Por Mayra Ribeiro | Sobre Esporte e Notícias
Banner intérprete (2)

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno aconteceu hoje (09/03) às 8h, no horário de Brasília, em Pyeongchang na Coreia do Sul. Durante nove dias, a competição reunirá 567 atletas de 48 países nas seguintes modalidades: Snowboard, esqui cross-country, biatlo, esqui alpino, curling em cadeira de rodas e hóquei em trenó. Apesar de a competição estar na sétima edição, esta é a segunda vez que o Brasil marcará presença com o snowboarder André Cintra, o esquiador Cristian Ribera e a Aline Rocha do esqui cross-country.

O país foi o 15° a desfilar no Estádio Olímpico de Pyeongchang e teve Aline Rocha, de 27 anos, com mobilidade reduzida, como porta-bandeira. A paranaense é a primeira brasileira a disputar uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno e atualmente faz parte do seleto grupo de atletas com competições de Verão e Inverno no currículo. Ela já esteve no Rio de Janeiro em 2016 onde disputou três provas no atletismo.

“Ser porta-bandeira é uma grande honra. Fiquei emocionada e muito feliz. Nós, mulheres, temos mostrado nossa força e espero que a minha participação aqui contribua para que outras possam seguir o mesmo caminho. Nós podemos e devemos correr atrás dos nossos sonhos. As mulheres podem ser o que elas quiserem”, afirmou.

De acordo com Alberto Martins da Costa, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Aline foi a porta-bandeira justamente para celebrar as conquistas femininas. “Por conta do Dia Internacional da Mulher a escolha foi extremamente simbólica e também para reconhecer a primeira mulher brasileira a conquistar uma vaga nos Jogos de Inverno”, explicou.

Na competição, a atleta disputará quatro provas no esqui cross-country nas distâncias 12 km; 1,1 km; 7,5 km e o revezamento misto 4 x 2,5 km em parceria com Cristian Ribera.

Para acompanhar todos os jogos basta acessar o site: www.paralympic.org ou entrar no canal do YouTube do Comitê Paralímpico Internacional: youtube.com/ParalympicSportTV.

Quer conferir um pouco dos bastidores? Então, confira a galeria abaixo com imagens da chegada da delegação brasileira na Coreia do Sul e dos treinamentos dos competidores!

Fotos por Marcio Rodrigues

[06.03.2018] PyeongChang, Coreia - Jogos Paralimpicos de Inverno - Treino esqui cross-country - Cristian Ribera. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB [06.03.2018] PyeongChang, Coreia - Jogos Paralimpicos de Inverno - Treino esqui cross-country - Aline Rocha. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB [07.03.2018] PyeongChang, Coreia - Jogos Paralimpicos de Inverno - Treino snowboard - Andre Cintra. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB [07.03.2018] PyeongChang, Coreia - Jogos Paralimpicos de Inverno - Cerimonia de boas vindas na vila dos atletas - Delegacao brasileira com os atletas Andre Cintra, Cristian Ribera e Aline Rocha Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB [07.03.2018] PyeongChang, Coreia - Jogos Paralimpicos de Inverno - Cerimonia de boas vindas na vila dos atletas - Delegacao brasileira com os atletas Andre Cintra, Cristian Ribera e Aline Rocha. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB [07.03.2018] PyeongChang, Coreia - Jogos Paralimpicos de Inverno - Cerimonia de boas vindas na vila dos atletas - Andre Cintra, Cristian Ribera e Aline Rocha. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Posts Relacionados

Assine a Revista D+