Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Cia Arte Raiz discute Libras em peça teatral bilíngue
Dia 11 de janeiro de 2018 | Por Mayra Ribeiro | Sobre Cursos, Feiras & Eventos e Notícias
Banner intérprete (2)

Um jovem com deficiência auditiva tem o sonho de ouvir os fogos de artifício durante a chegada do ano-novo. Mas, para realizá-lo precisará enfrentar diversas barreiras. Este é o enredo da peça teatral O Resto é Silêncio, que ficará em cartaz no Espaço Parlapatões, em São Paulo, todas as terças-feiras às 21h até o dia 30 de janeiro. O diferencial da obra bilíngue (português-língua brasileira de sinais) é o fato trazer cenas com ator-intérprete.

Ao levar a Libras para o centro do palco, o objetivo da companhia é discutir o panorama contemporâneo do jovem surdo no Brasil para incentivar reflexões de identidade e resistência.

Mas, a iniciativa também é uma nova forma de proporcionar a inclusão social em espaços culturais. “No geral, o que acontece é você assistir a um tradutor, enquanto tenta ver alguma cena ou outra.”, afirmou Wesley Leal, autor do livro Dança Teatro e a Libras para o site do Estadão. Ele também é um dos atores do espetáculo.

Para Leal, ainda faltam produções artísticas na capital paulista que pensem nas pessoas com deficiência e em como promover uma comunicação, o que para o autor é a principal barreira social para o surdo. “Seja na família, com os amigos ou na escola, ainda é comum ser incompreendido.”, pontua.

Durante os ensaios da peça, os atores eram assistidos por surdos a fim de ter um retorno sobre a clareza na comunicação da cena. “Embora sejamos intérpretes, precisamos checar o gestual correto em diversos casos e a fusão dele no palco. Por outro lado, o espetáculo é bilíngue, então a preocupação foi não segregar, criando, por exemplo, uma peça apenas para surdos. Nesse caso, a música, com sua vibração também percebida pelos surdos, une todos.”

O resultado final é uma apresentação cheia de características visuais e sem tanto apego ao texto. O que achou da iniciativa? Veja como prestigiá-la no serviço abaixo.

Serviço

Evento: O Resto é Silêncio

Dias: De 09 a 30 de janeiro (às terças-feiras)

Horário: 21h

Local: Espaço Parlapatões

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo

Entrada: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)

 

Posts Relacionados

Assine a Revista D+