
O mês de abril está recheado de programações culturais, e melhor ainda: acessíveis às pessoas com deficiência!
A Caixa Cultural traz neste mês um leque de exposições inclusivas pelo Programa Educativo Caixa Gente Arteira que contempla crianças, adolescentes, idosos da rede pública e instituições voltadas à inclusão social.
Dentre as atividades, os participantes poderão encontrar: oficina de artes plásticas, música, dança e teatro.
O projeto também oferece transporte gratuito e lanche aos visitantes; escolas particulares que queiram participar podem se inscrever, porém, estas devem se responsabilizar pelo deslocamento.
Fique atento na programação e participe:
Contação de Histórias em Libras-Português: A educadora surda narrará histórias com uso de adereços e objetos cênicos relacionados com a temática, ao mesmo tempo em que um educador bilíngue irá traduzi-la para o português.
Data: 19 e 26/04
Horário: 14h
Duração: 1h30
Inscrições: Agendamento de grupos pelo e-mail: supervisão.sp@gentearteira.com
Agendamento pelo telefone: (11) 3321-4400
Libras de Arruar: Nesta ação, os visitantes participarão de rápidas experiências em Libras relacionadas ao Dia Internacional do Livro Infantil (02/04). Os educadores usarão um carrinho com recursos didáticos e irão distribuir catálogos da Caixa Cultural para incentivo à leitura.
Data: 13 e 20/04
Horário: 14h
Duração: 1h
Inscrições: Agendamento de grupos pelo telefone (11) 3321-4400 (capacidade: 30 participantes)
Grafismo indígena: Em comemoração ao Dia Nacional do Índio (19/04), será introduzida a técnica de Grafismo Indígena que, a partir de referências visuais como elementos da natureza, será utilizada em pinturas corporais e de utensílios. O corpo como suporte para representação estética é capaz de traduzir significados que demarcam valores éticos, religiosos e sociais.
Data: 19 e 20/04
Horário: 9h30
Duração 1h30
Inscrições: Agendamento de grupos pelo telefone (11) 3321-4400 (capacidade: 30 participantes)
Jogos em libras
Em homenagem ao Dia Nacional da Educação de Surdos (23/04) serão ministrados jogos para a atenção, memória, e prática do vocabulário em libras.
Data: 27/04
Horário: 14h
Duração: 1h30
Capacidade: 30 participantes. Recomendado para escolas de surdos
Pintura indígena
Nesta oficina, participantes com Síndrome de Down serão estimulados a conhecer a cultura indígena e a relação desses povos com a natureza e a pintura. Com o uso de instrumentos para a pintura (pincéis, tintas, etc) será trabalhada a coordenação motora.
Data: 28/04
Horário:14h
Duração: 2h30
Capacidade: 20 participantes.
Local: Museu da Caixa, 6º andar do Edifício Sé e tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural Ambiental de São Paulo. Praça da Sé, 111.
Por Renata Lins