Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Destaque
Dia 27 de outubro de 2017 | Por Audrey Scheiner | Sobre Esporte e Notícias
Banner intérprete (2)

Hoje começa a Olimpíada do Colégio Cantareira, na região norte da capital. O evento ocorrerá até o dia 1º de novembro. Ao longo desses 20 anos de realização das olimpíadas, muitas ações sociais foram incluídas nas competições. De visitas guiadas às entidades à coleta de latinha, doação de cabelos para o projeto Rapunzel Solidário entre outras, sempre tiveram o apoio e a participação intensa dos alunos.

Mas foi no esporte a maneira encontrada para ressaltar valores como companheirismo, coragem, parceria e respeito. Aos poucos o caráter exclusivamente competitivo das Olimpíadas foi dando lugar a um modelo mais consciente, no qual vencer já não era o mais importante, e sim o resultado do grupo.

O evento, que é tradicional no colégio, propõe que as disputas aconteçam com a participação dos alunos do colégio e dos jovens com deficiência que, juntos, disputarão as inúmeras modalidades propostas. Segundo a diretora pedagógica do Colégio Cantareira, Regina Santini Bomfim, em 2016 aconteceu a primeira edição das Paralimpíadas, na qual os alunos se adaptaram para disputar com jovens com deficiência torneios como o de futebol de olhos vendados e de mãos dadas, entre outros. “O resultado foi incrível!”, ressalta a diretora.

Fato que também chamou atenção da bailarina Flora Bitancourt, formada em Artes Corporais/Dança pela Unicamp. Professora de Dança, ela defende a modalidade e incentiva a inclusão em torneios oficiais, “reforçando que a participação aumenta a confiança e a autoestima desses atletas”, relata.

Para essa edição, as Olimpíadas Sociais do colégio contarão com a participação de aproximadamente 600 estudantes dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, além de jovens de diversas instituições que participarão das disputas.

Dentre as modalidades disputadas estão: futebol de mãos dadas, queimada, dama, futebol de botão e dominó, futsal, vôlei, handebol e basquete, câmbio, sete passes, 21, base quatro, cabo de guerra, bolinha ao cesto, circuitos, pega rabo, queimada de base, toca do coelho, tênis adaptado, hugby adaptado, basebol adaptado, corridas (revezamento e triciclo), salto em altura, step fitness, arremesso de peso, entre outros.

O Colégio Cantareira fica na Avenida José da Rocha Viana, 475/499 Pedra Branca – São Paulo. Telefone: (11) 2232-8444 – www.colegiocantareira.com.br.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+