Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Teaser retangular horizontal com fundo cinza. Em destaque, foto de três tablets  mostrando, em cada um, uma mão segurando uma linha preta, cada mão está em uma posição. À esquerda texto em amarelo e roxo: “16ª semana de museus. Museus hiperconectados. Novas abordagens, novos públicos. //guiadaprogramacao.muses.gov.br. À direita do desenho está a data: “14 a 20 maio 2018”. Embaixo tem os ícones do Facebook, do Twitter e do Instagram, além do texto: museusbr e a hashtag: #semanamuseus2018
Dia 14 de maio de 2018 | Por Brenda Cruz | Sobre Cursos, Feiras & Eventos e Notícias
Banner intérprete (2)

Entre hoje e o dia 20 de maio, acontece a 16ª Semana de Museus – temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Essa edição contará com a participação de mais de mil museus de todo o país e promoverá três mil atividades oferecidas ao público com o tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”

O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência participa de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e no sábado das 13h às 17h. A entrada é gratuita e haverá educadores e intérprete de Libras. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link https://goo.gl/forms/y1QKnWMJKzMcP5DY2.

No dia 16 acontecerá a ação digital #Desafio Museu Secreto, que propõe aos interessados acessarem o perfil do Instagram @memorial_inclusao das 10h às 18h para conferirem as dicas postadas e descobrirem sobre qual museu o perfil se refere. O primeiro participante que enviar uma mensagem direta com a resposta correta ganhará kits de materiais educativos dos museus envolvidos. No mesmo dia, das 14h às 16h30, o Memorial da Inclusão, em parceria com a Casa Guilherme de Almeida, Casa Mario de Andrade e a Casa das Rosas realizará uma oficina de poesia, que consistirá em uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos quatro museus, seguida pela apresentação de possibilidades de acessibilidade para poemas, como, ferramentas para escrever em braile e noções básicas em Libras e, posteriormente, a declamação de um poema de Mario de Andrade e a proposta para que os participantes tornem o texto acessível, com base nos recursos ensinados, da maneira que julgarem mais correta.

Já no dia 18, das 14h às 16h, haverá visita mediada em português e inglês com tradução em Libras na exposição permanente e na temporária “Isso é coisa de Sacy!”, que consiste na exposição de 20 cartuns de artistas brasileiros sobre o personagem do folclore brasileiro Saci-Pererê. As obras foram produzidas com materiais como papel fotográfico com folhas em E.V.A., botões, barbantes e relevos para criar texturas e possibilitar a diferenciação pelo toque. Os cartuns expostos na mostra propõem debater, com bom humor, o direito à diferença corporal e à diversidade humana, com base na complexidade das lendas em torno do Saci.

No dia 19, das 18h às 21h, acontecerá a ação Ateliê Aberto do Memorial da Inclusão, em que os visitantes, além da visita mediada, terão contato com ferramentas para produção de textos em braile, imagens em alto relevo (com o objetivo de proporcionar acessibilidade para pessoas com deficiência visual) e uma introdução em Libras com um educador do acervo. Esta iniciativa integrará a programação da Virada Cultural.

Confira a programação dos demais museus em: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/

Serviço:

16ª Semana de Museus

Data: de 14 a 20 de maio

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e sábado das 13h às 17h. No dia 19, das 18h às 21h

Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada gratuita

 

Posts Relacionados

Assine a Revista D+