Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Por Silvana Zajac

Nas edições anteriores da Revista D+ apresentamos algumas competências necessárias que precisam ser desenvolvidas por um tradutor/intérprete de língua de sinais visando a sua atuação profissional. Nesta edição, trazemos a competência referencial, pontuada como um elemento de extrema relevância para qualificar o desempenho tradutório/interpretativo.

Segundo Francis Henrik Aubert, a competência referencial se refere ao desenvolvimento da capacidade de buscar conhecer e se familiarizar com os referentes dos diversos universos em que uma atividade de tradução/interpretação pode ocorrer. Ou seja, são as diferentes estratégias utilizadas pelo Tils para buscar e conhecer o conteúdo referente à tradução/interpretação que será realizada.

Essa competência também se caracteriza pela realização de um trabalho de estudo prévio do profissional, tanto sobre o assunto de forma mais ampla, quanto sobre as terminologias específicas da área e seus significados dentro do contexto.

Assim, é de suma importância que o Tils tenha acesso prévio ao conteúdo que será ministrado, sobretudo, quando se trata da interpretação. Isso porque, a competência referencial é determinante nesse processo, já que o profissional precisa fazer suas pesquisas e planejar as melhores escolhas discursivas para a interpretação.

Mesmo que um Tils tenha desenvolvido excelentes competências linguísticas e tradutórias, a falta do conhecimento sobre o assunto a ser interpretado poderá comprometer sobremaneira a qualidade do seu trabalho.

No caso dos Tils que trabalham no âmbito escolar, é essencial cultivarem uma rotina de estudos que, além de assuntos de atualidades, também contemple os conteúdos das diferentes disciplinas ministradas no ano e nível de ensino em que atuam.

Nas próximas edições da Revista D+, traremos mais informações sobre as competências inerentes à profissão de tradutor/intérprete de língua de sinais, a fim de que possamos refletir sobre as práticas destes profissionais e contribuir para o crescimento da área, qualificando esse profissional cada vez mais. Caso você tenha dúvidas, perguntas e sugestões para enriquecer esta seção, entre em contato conosco pelo e-mail tilsdmais@gmail.com.

*Silvana Zajac é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP), mestre em Educação (Unimep), bacharel em Letras/Libras (UFSC/Unicamp), e formadora de Tils da Mais Inclusão.

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+