Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Uma atitude tem mudado a vida de algumas crianças e adolescentes com deficiência física e mental em Uberlândia, Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros do local desenvolveu um programa chamado ‘Novos Horizontes’ para ensinar natação gratuitamente aos jovens da região. A intenção, segundo o soldado Rodrigo Rodrigues de Carvalho e Souza, é promover a interação interpessoal e desenvolver a autonomia e a autoestima.

O curso já recebeu cerca de 480 alunos desde 2009, quando foi fundado. As aulas são ministradas duas vezes por semana a uma turma de 20 integrantes divididos de acordo com suas dificuldades e capacidades.

Na aula são apresentadas noções de prevenção de afogamento, atividades que estimulam as funções motoras e psíquicas, além de promover o convívio com outros colegas.

Os resultados, segundo os organizadores e participantes, têm sido positivos, “Temos relatos de alunos e acompanhantes que ressaltam a melhora na qualidade de vida. Os alunos superaram seus próprios limites e se tornam amigos”, afirma o soldado Rodrigo em entrevista ao G1.

Por Renata Lins

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+