Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Você quer ajudar uma instituição social, mas não sabe como? O Imposto de Renda é uma resposta. De acordo com Francisco Sogari, presidente e fundador do Instituto Gabi, tanto a pessoa física como a jurídica pode doar parte do Imposto para uma obra social. Esta ação é permitida por lei e não exige nenhum custo extra do doador. Empresas podem reverter 1% do total a ser pago, enquanto as pessoas físicas têm direito a disponibilizar 6% do valor calculado na declaração.

O primeiro passo para esta forma de contribuição é depositar a quantia desejada na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) por meio de um depósito identificado. “Caso a doação seja feita diretamente para a instituição, não há isenção de imposto”, alerta Sogari.

Crianças e jovens em uma das aulas do Instituto Gabi

Crianças e jovens em uma das aulas do Instituto Gabi.

O Instituto Gabi, localizado em São Paulo, que há 25 anos atua na inclusão social de crianças e jovens com deficiência, está no grupo de entidades que podem ser beneficiada por este ato. “Já temos um projeto aprovado junto ao Fundo, aguardando apenas a arrecadação de recursos”, diz o presidente. O nome do projeto é Ritmos Gabi: No compasso da percussão e dança contemporânea para cidadania e inclusão social.

Para quem deseja auxiliar o Instituto, a Nota Fiscal Paulista é outra alternativa. É necessário arrecadar cupons fiscais sem CPF ou CNPJ cadastrados, entrar em contato com a ONG e enviar os documentos.

Mas, quem preferir, pode se voluntariar para cadastrar as notas diretamente no sistema. “Esta é uma fonte de renda extremamente importante para o Gabi e precisamos nos fortalecer com mais voluntários para cadastramento e coleta de notas, uma vez que há prazo para finalizar este processo”.

Atualmente, o Instituto é sustentado por três recursos: um convênio feito com a Prefeitura de São Paulo, doações particulares e um bazar permanente de roupas e objetos na própria sede da ONG, na Rua Palacete das Águias, 753, Vila Mascote.

Para mais informações sobre o voluntariado ou doações de parcelas do Imposto de Renda, entre em contato pelos telefones: (11) 5564-7709 ou (11) 5031-0144.

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+