
[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]
[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]
Na próxima terça-feira, dia 14, às 18h, o site do projeto Diversidade na Rua, da empresa Mercur, realizará um debate online aberto ao público sobre os diversos desafios e possibilidades do mercado cultural e a acessibilidade desses espaços. Felipe Mianes, consultor em audiodescrição e vice-presidente da Associação Gaúcha de Audiodescritores (Agade), participará do bate-papo.
A mediação do debate, que terá como tema Mercado cultural e acessibilidade: desafios e possibilidades, será feita por Mianes, que tem baixa visão desde a infância e enfrentou graves problemas de acessibilidade arquitetônica e atitudinal em sua formação e inclusão no mercado de trabalho.
“Geralmente, as pessoas que pensam ter uma necessidade específica é que devem ou não se adequar a um ambiente, mas o problema está no local ser ou não acessível – e não nas pessoas que o frequentam. E entender isso é fundamental”, pontua Mianes. Para ele, embora tenhamos avançado, ainda há uma longa jornada pela frente.
“Os desafios ainda são maiores do que as conquistas que temos obtido nos últimos anos. Precisamos conscientizar as pessoas para que entendam a acessibilidade como um direito e não como uma forma de caridade. Afinal, precisamos mais de Libras, audiodescrições, legendas e ambientes acessíveis do que meramente uma cota de gratuidade de ingressos por espetáculos, por exemplo”, dispara.
Por ser aberto ao público, qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode participar do debate. O formato é como o de um fórum: as questões são lançadas pelos participantes e todas as respostas podem ser replicadas. Para interagir é preciso fazer um cadastro rápido e simples.
Serviço
Debate aberto do Diversidade na Rua
Tema: Mercado cultural e acessibilidade: desafios e possibilidades
Data: 14 de março de 2017
Horário: 18h
Para participar, acesse: www.diversidadenarua.cc/debate
[/tab_item][/tab]