
O designer americano Deon Staffelbach desenvolveu o projeto tipográfico voltado para cegos, visando a diversificação do mundo tátil em braile.
“Eu percebi que encontrava o braile apenas em fonte padrão (ponto), usado nos edifícios comerciais, hospitais ou sinalização de elevadores (…) Apesar das letras serem únicas, penso em algo totalmente diferente como fontes de escrita em braile”, confessa Deon.
Mesmo com formas básicas usadas pelo artista, as quais os cegos já estão familiarizados, elas tornam-se novidade por suas razões de acessibilidade, diversidade e inclusão.
A criatividade do designer chegou além com ideias de tatuagens, através da escarificação utilizada para o efeito tridimensional e alto-relevo.
Confira:
Fontes:
Constellation (Constelação), diferentes formas em relevo para representar o negrito.
Pyramid (Pirâmide), modelo diferenciado do famoso ponto.

Este exemplo é do Livro Egípcio dos Mortos e lê “Nem uma alma perfeita, eu estou me aperfeiçoando. Não sou um ser humano, estou a tornar-me um” . Foto: d30n
Love (Amor), corações que poderiam ser usados no Dia dos Namorados, ou em outras datas; como cartões para pessoas com ou sem visão.
Por Cintia Alves
Fonte: d30n