Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Destaque Site 1600x800 px
Dia 26 de março de 2018 | Por Audrey Scheiner | Sobre Notícias e Tecnologia
Banner intérprete (2)

Efetivar o braile em locais públicos e privados em nossa sociedade pode ficar mais eficiente a partir de uma incrível novidade. O designer japonês Kosuke Takahashi criou no ano passado um tipo de letra que interliga a escrita e o braile tradicional em cada letra, o Braille Neue. Assim, muitas formas de comunicação impressa poderão ser produzidas para cegos e não cegos.

Forma como o braile é aplicado nas letras. Tática faz com que a inclusão do breile em textos e em comunicação impressa se torne mais fácil de se aplicar na sociedade

Forma como o braile é aplicado nas letras. Tática faz com que a inclusão do breile em textos e em comunicação impressa se torne mais fácil de se aplicar na sociedade

De acordo com Takahashi, o padrão do Braille Neue, será não só adaptado para o alfabeto japonês, como para o ocidental também. “Nosso propósito é implementar o projeto nas olimpíadas de Tóquio 2020 e nas Paralimpíadas também, para criar um espaço universal onde todos possam ter acesso à informação”, comenta o criador.

Como fica o projeto em alto relevo em cima das letras impressas.

Como fica o projeto em alto relevo em cima das letras impressas

Takahashi enfatiza que é muito difícil ver o braile ser aplicado em diversos lugares. “A maioria das pessoas acha que colocar acessibilidade para cegos ocupa muito espaço, e  não é tão importante. O projeto torna esse problema mais fácil principalmente para quem não é cego. Espalhar esse tipo de linguagem fará todas as pessoas se aproximarem mais do braile”, conclui.

Posts Relacionados

Assine a Revista D+