Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
cristo
Dia 26 de setembro de 2016 | Por Brenda Cruz | Sobre Comportamento e Notícias

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

 

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]


Hoje é comemorado o Dia Nacional do Surdo e o aniversário de 159 anos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), o mais importante centro de educação da comunidade surda no país. Por conta disso, o Cristo Redentor será iluminado em azul entre às 18h e às 19h desta noite.

A iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com o INES, celebra o mês em que são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda com atividades em todo o país, integrando o movimento Setembro Azul.

Além do aniversário do INES e do Dia Nacional do Surdo, ainda comemora-se no mesmo mês o Dia Internacional do Surdo (30) e o Dia Internacional das Línguas de Sinais (que aconteceu no dia 11). A cor escolhida é uma homenagem às pessoas surdas que morreram na Alemanha durante o nazismo, pois eram identificadas com uma faixa azul amarrada ao braço.

No Brasil, a data de 26 de setembro foi criada pela Lei nº 11.796/2008, a fim de comemorar as conquistas da comunidade surda brasileira, promover a reflexão sobre questões de acessibilidade e de garantia do direito à cidadania, e discutir a construção de políticas públicas voltadas às necessidades e demandas dessa parcela da população.

Além disso, a campanha engajada pela hashtag #surdoehquemfala, pela jornalista Millena Machado, apresentadora do programa AutoEsporte, da TV Globo, pretende ganhar força através do incentivo de celebridades, formadores de opinião e o público em geral que estão publicando vídeos em silêncio, fotos e textos na luta pela inserção das pessoas com deficiência auditiva.

Confira mais no link: #Surdoehquemfala

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados