Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Foto Nelson Kon
Dia 27 de outubro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Cultura e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Em comemoração aos 11 anos do Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo lança três exposições. “Cartas ao Mar”, com fotografias de Eustáquio Neves; “Raízes e Fragmentos – uma viagem ao território mental”, de Duda Penteado; e “A nossa invenção da arte”, com itens da coleção do engenheiro Ladi Biezus, retratando a arte popular.

A última mostra revela a força da arte tradicional popular e é composta por obras da coleção de Ladi Biezus, que, segundo o engenheiro é “Feita sempre de encantamentos avassaladores por obras tidas como companheiras para a vida, e, portanto, guardadas no templo destinado ao culto pessoal. As exceções à permanência em culto foram alguns presentes feitos a familiares e amigos em momentos muito especiais. Agora chegamos à época dos balanços, à época da prestação de contas a mim mesmo. É maravilhoso deter o olhar sobre uma por uma das obras, relembrar os artistas amigos e cheios de ilusões, desfrutar a inesgotável fascinação que elas ainda exercem e incorrer na tentação de lançar um olhar panorâmico” e ainda complementa “Esta coleção não pretende ser um panorama exaustivo de tudo quanto de bom a arte do povo brasileiro produziu nos últimos 50 anos. São obras que se reuniram naturalmente ao longo do caminho”, relata Biezus.

Fazem parte desta mostra: José Antônio da Silva, Isabel de Jesus, Mirian Inês da Silva, Emygdio de Souza, Valdomiro de Deus Souza, Mestre Guarany, Mestre Dezinho, Mestre Vitalino, Mestre Nosa, Raimundo de Oliveira, Elza O S, Conceição dos Bugres, Véio (Cicero Alves dos Santos), Ivonaldo Veloso de Mello, Maria Auxiliadora e o inestimável Agnaldo Manoel dos Santos.

A instituição atende pessoas com deficiência física, visual, intelectual e auditiva. Visitas inclusivas podem ser agendadas.

SERVIÇO:

Abertura: 23/10 às 19h
Encerramento: 03/01/16
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera
Portão 10 – São Paulo / SP – CEP 04094-050
Fone: 55 11 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br
Ingressos: R$ 6,00 (meia entrada R$ 3,00) – Gratuito aos sábados.

Por Brenda Cruz

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+