Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
Dia 2 de dezembro de 2015 | Por Cintia Alves | Sobre Cultura e Notícias

Conteúdo em Libras

Texto em Português

Na última segunda-feira, 30 de novembro, no Octavio Café, em São Paulo, aconteceu o lançamento do livro-narrativa “Diversos Íntimos”, da fotógrafa Bárbara Coufal, especialista em fotografia lifestyle, famílias e recém-nascidos. A obra que aborda o tema Diversidade é fruto da parceria com o Ministério da Cultura e a empresa Novartis.

O livro retrata o dia a dia de pessoas com deficiência, buscando através das lentes a experiência de compreensão e aproximação dos ambientes diversos. Com histórias inspiradoras de personagens bem sucedidos profissionalmente, refletem seus sucessos por meio de suas rotinas, podemos conhecer as particularidades de cada protagonista, tais como: deficiência auditiva, mobilidade reduzida, nanismo, síndrome de down, entre outros.

Foto: Nathalia Henrique

Foto: Nathalia Henrique

“Ela conseguiu captar elementos que eu nunca havia imaginado. Foi uma experiência emocionante”, comenta o personagem e analista de Licitações Públicas, Allan Wolkowicz.

O projeto foi idealizado e produzido juntamente com a Novartis, na qual os funcionários passaram por um processo seletivo para reunir as histórias fotografadas. Além dos registros da profissional, o livro traz imagens de arquivo pessoal dos próprios personagens.

Foto: Nathalia Henrique

Foto: Nathalia Henrique

“Antes do Diversos Íntimos, eu já almejava por um trabalho relacionado à diversidade. Fiquei muito encantada após conhecer o projeto da empresa, que realiza o acompanhamento e desenvolvimento na rotina das pessoas com deficiência”, afirma Bárbara.

Foto: Nathalia Henrique

“Fazia pouco tempo que estava com o aparelho novo quando fui assaltada na rua e o levaram. Naquele momento, perdi todos os sentidos, fiquei sem movimento, sem enxergar direito e me senti completamente nua. Quando ouço, me sinto protegida”, diz a personagem Jéssica Bispo, em seu depoimento no livro.

Bárbara pretende seguir com outros projetos relacionados à diversidade, com novas fotos e narrativa. “A ideia é buscar novos personagens para o blog Diversos íntimosSempre com o olhar voltado para histórias de paixão à vida. E, quem sabe, fazer outra edição?”, confessa a fotógrafa.

Informações

A exposição será até o próximo domingo, 06 de Dezembro, das 19h30 às 21hs no Octavio Café, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2996 – Jardim Paulistano.

Acessibilidade: no dia 05 de dezembro, a exposição contará com profissional especializado em áudio-descrição para acompanhar pessoas com deficiência visual, a partir das 12hs.

Por Cintia Alves

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+