Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela

[tab]
[tab_item title=”Conteúdo em Libras”]

[/tab_item]
[tab_item title=”Texto em Português”]

Alunos dos cursos de Direito, Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia do centro universitário Newton Paiva lançam hoje, 28, o livro A Música Como Instrumento de Inclusão e Invenção Social. Resultado do trabalho de iniciação científica, teve participação de Leonardo Gontijo, que representa o Instituto Mano Down, referência no cuidado de pessoas com a ocorrência genética, e Dudu do Cavaco, primeiro músico brasileiro com síndrome de Down a lançar um DVD. Eles estarão no lançamento da obra, que ocorrerá às 19h, no auditório da unidade Silva Lobo da Newton. O evento é aberto ao público.

Na cerimônia, os estudantes apresentarão os objetivos, o processo de criação do livro e os benefícios da música na vida das pessoas com síndrome de Down. Gontijo falará um pouco sobre o trabalho realizado pelo instituto e Dudu do Cavaco fará um show de samba.

De acordo com Renata Cristina Magalhães Lima, professora do curso de Fisioterapia da Newton, a participação de ambos foi essencial no processo de criação do livro. “Com a ajuda deles, conseguimos entender como a música é capaz de transformar vidas. Tivemos acesso a muitas histórias incríveis e inspiradoras”. Como Renata, os professores Bernardo Nogueira (Direito), Eliane Monken (Pedagogia) e Sheyla Almeida (Psicologia) também participaram ativamente do desenvolvimento do projeto.

livro do dudu

O livro contém 127 páginas e foi dividido de acordo com a área de atuação dos envolvidos. Os estudantes de Pedagogia abordaram as inteligências múltiplas e as possibilidades de aprendizado das pessoas com Down, enquanto os alunos de Fisioterapia trataram do desenvolvimento motor e funcional e os alunos do curso de Psicologia avaliaram a importância da música e os benefícios que o contato com os instrumentos traz para a vida dessas pessoas. As leis relacionadas à síndrome de Down foram tratadas pelos alunos do curso de Direito.

“Estamos muito satisfeitos com a publicação desse livro, que ficará à disposição do público na nossa biblioteca. É mais uma iniciativa mostrando que pessoas com síndrome de Down não devem ser tratadas de maneira diferente e que a música pode romper a barreira do preconceito”, destaca Renata.

Os interessados em participar do evento devem se dirigir à unidade da Newton Paiva com um documento com foto e levar 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados às famílias carentes apoiadas pelo Instituto Mano Down.

Serviço

Lançamento do livro A Música Como Instrumento de Inclusão e Invenção Social

Onde: Auditório Silva Lobo (Av. Silva Lobo, 1.730 – Grajaú – SP).

Quando: 28 de março de 2017

Horário: a partir das 19h

 

[/tab_item][/tab]

Posts Relacionados

Assine a Revista D+