Sobre alguns eixos condutores da educação brasileira
texto Rosa Buccino
Rogério Drago, pedagogo, que tem doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lançou, recentemente, o livro Síndromes: conhecer, planejar e incluir, onde retrata as principais síndromes apresentadas por crianças nas escolas comuns, discute as possibilidades de aprimorar o processo de escolarização e contribui para que a prática docente e pedagógica da escola identifique as múltiplas possibilidades de aprendizagem dessas crianças para além de suas peculiaridades. Mas o autor ultrapassa as abordagens de seu livro ao opinar sobre aprendizagem e ensino de modo a colaborar com professores, pedagogos, familiares e pessoas que, de alguma forma, têm comprometimento com questões relacionadas à educação brasileira, com enfoque nas pessoas com deficiências.
Sumário