Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
vegetais
Dia 18 de novembro de 2016 | Por Revista D+ | Sobre Edição 11

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

A população idosa busca qualidade alimentar
texto Rosa Buccino fotos Marcos Florence e Divulgação

saladaA alimentação saudável é um tema em constante discussão entre a classe médica, nutricionistas, empreendedores de saúde e nutrição, além de ter cada vez mais importância entre os consumidores de todas as faixas etárias. Do nascimento, quando um bebê é nutrido pelo leite materno, rico em vitaminas e que oferece ganhos ao crescimento dele; passando pela infância, adolescência e fase adulta; até a intitulada terceira idade, quando as pessoas necessitam de mais cuidados, inclusive no que diz respeito à forma como se alimentam e à manutenção de cardápios que, de fato, promovam qualidade de vida.

Sobre as questões relacionadas às pessoas idosas, a chef Ludmila Araújo, expertise na área gastronômica há quase uma década, dedica parte de suas práticas acompanhando as novidades relacionadas ao consumo de alimentos que realmente fazem do organismo humano uma máquina melhor resolvida. Nesse contexto, ela tem estudado sobre as funções dos chamados alimentos funcionais, pois são benéficos à saúde, possuem nutrientes e colaboram para diminuir as doenças crônicas. Paralelamente às pesquisas, Ludmila segue ministrando workshops e conscientizando seu alunado sobre a alimentação funcional.

Ana Luiza Trajano: jeitinho brasileiro e saudável de harmonizar os alimentos

Ana Luiza Trajano: jeitinho brasileiro e saudável de harmonizar os alimentos

Outra chef, Ana Luiza Trajano, que assina o cardápio do restaurante Brasil a Gosto, é hábil ao misturar matérias-primas típicas brasileiras em suas receitas. Fato comprovado durante o 4º Cozinhando com Palavras, evento que integrou a programação da Bienal do Livro 2016, na cidade de São Paulo, com curadoria dos chefs André Boccato e Daniela Narciso, onde ela lançou Misture a Gosto – Glossário de Ingredientes do Brasil, um livro de receitas harmonizadas para atender a todos, inclusive as pessoas idosas que consomem cardápios saudáveis e naturais.

Envolvido com várias iniciativas que destacam a boa alimentação, Daniel Feferbaum, sócio da WNutritional, empresa que responde pela fabricação da Luminus Life, bebida funcional que mistura suco de frutas e nutrientes, observa que esse produto age em favor da saúde mental, pois contém Ômega 3 (DHA), óssea (cálcio e vitamina D) e intestinal (fibras). Contém, ainda, baixa concentração de açúcares e baixo índice glicêmico, e é, inclusive, certificado pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad) com indicação para o consumo de pessoas idosas propensas a essa doença.

Larissa Garcia Gomes, doutora e médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atual membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP),

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+