Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
brincar-de-ser-feliz
Dia 18 de novembro de 2016 | Por Revista D+ | Sobre Edição 11

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

A infância é a primeira fase da vida, de que guardamos as mais valiosas lembranças. Podem ser engraçadas, atrapalhadas ou inspiradoras; é através delas que descobrimos e definimos habilidades para desvendarmos quem seremos no futuro. Por isso, a realização de atividades esportivas e culturais durante essa fase se torna indispensável para o desenvolvimento saudável e criativo de qualquer criança. Nesta edição abordamos de forma especial projetos e oficinas que auxiliam crianças com deficiência nessa linda trajetória

texto Cintia Alves fotos surf Alfredo von Sydow fotos ioga Danile Pedrozo Fotografia fotos equoterapia Divulgação fotos música Vitor Hugo Garcia

Trocando a cadeira de rodas pela prancha de surf

“Às vezes ele está andando dentro de casa e pergunto se quer ajuda, ele simplesmente me diz: ‘Quero fazer sozinho’. Essa sensação é tão maravilhosa que nos motiva a cada dia”, confessa orgulhosa, Fabiana dos Santos, 33 anos, mãe de Raphael Guilherme do Nascimento, 14 anos, com paralisia cerebral, que há cinco anos participa do projeto gratuito de aulas de surf na Escola Radical de Surf, da Prefeitura de Santos, no litoral paulista.

Os alunos com deficiência aprendem com os instrutores de surf a prática do esporte que desenvolve saúde física e mental

Os alunos com deficiência aprendem com os instrutores de surf a prática do esporte que desenvolve saúde física e mental

Fabiana conta que antes de iniciar as aulas ficou um pouco apreensiva por Raphael não saber nadar, mas que com o apoio do fisioterapeuta e as histórias de outros alunos, motivou-se a levá-lo às aulas. “Até os nove anos ele usava a cadeira de rodas, e só deixou de usá-la graças à evolução no projeto”, diz.

A Escola Radical de Surf nasceu em junho de 1992, sendo a primeira escola pública de surf no país. Com a participação de pais nas aulas, a escola tornou-se pioneira em projetos de inclusão social por meio do esporte para crianças com deficiência.

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

 PRÓXIMA PAGINA >> 
[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+