Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
inovacoes
Dia 19 de dezembro de 2016 | Por Revista D+ | Sobre Edição 12

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

texto e fotos Brenda Cruz

Pelo terceiro ano consecutivo o TOM São Paulo trouxe, entre os dias 11 e 13 de novembro, protótipos de soluções inovadoras que podem no futuro auxiliar pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas ou intelectuais a terem uma melhor qualidade de vida. A iniciativa é inspirada no projeto TOM

O professor Antônio de Padua Lima Filho ao lado do modelo de banheiro acessível

O professor Antônio de Padua Lima Filho ao lado do modelo de banheiro acessível

Israel, realizado desde 2014 originalmente na cidade de Nazaré. A cidade de São Paulo foi a primeira no Brasil a realizar o evento TOM, e a segunda cidade no mundo fora do local de origem.

Promovido pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o TOM recebeu estudantes, professores e pesquisadores de colégios, escolas técnicas, faculdades, universidades e centros de pesquisa em um espaço onde puderam demonstrar suas ideias e projetos de tecnologia assistiva.

O professor de engenharia mecânica da Unesp de Ilha Solteira, Antônio de Padua Lima Filho, 55 anos, apresentou na ocasião um banheiro acessível para pessoas amputadas dos membros superiores, idosos e pessoas obesas. Segundo o professor, o modelo levou um mês para ser desenvolvido e tem como principal mecanismo três pedais que auxiliam na higiene do usuário: pedal com água, um com água e sabão e o terceiro com ar. O projeto ficará em testes no Hospital Regional de Ilha Solteira.


Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+