Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
maps
Dia 19 de dezembro de 2016 | Por Revista D+ | Sobre Edição 12

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Facilidade é sinônimo de acessibilidade

Cada vez mais o uso da tecnologia se faz necessário para nos auxiliar nas mais simples atividades diárias. E para isso, startups brasileiras têm desenvolvido soluções inovadoras em diferentes áreas do ambiente urbano para otimizar ainda mais as relações entre a comunidade e os serviços públicos e privados.
Durante o 8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência – Smart Cities (Cidades Inteligentes), realizado no dia 11 de novembro, conhecemos novidades que tornam a vida de milhares pessoas com e sem deficiência mais acessível. Confira:


celularDe olho na vaga

Estacionar em uma das cidades mais populosas do país, como São Paulo, é quase uma missão impossível, ainda mais com a falta de respeito às vagas reservadas para pessoas com deficiência, idosos e até mesmo para gestantes.

O aplicativo Parknet – desenvolvido de maneira colaborativa – divulga informações sobre vagas disponíveis para idosos e pessoas com deficiência. Inclusão e edição de vagas exclusivas, direcionamento por aplicativo de navegação e vagas em estabelecimentos privados, como shoppings, além da possibilidade de denúncia das vagas indisponíveis por mau uso dos motoristas, também são funções do app.

Para Luciano Telesca Mota, fundador da startup Parknet, a chegada do aplicativo numa grande metrópole facilita o acesso à informação. “Por meio do aplicativo trazemos para o cidadão dados disponibilizados pelo MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana) sobre a mobilidade na cidade, e que, muitas vezes, são de difícil localização nos sites governamentais”.

Salvando vidas

Já pensou em como uma pessoa surda ou com deficiência auditiva faz um chamado para o 190 em caso de emergência? A Nearbee pensou e, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (Seseg/RJ) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), lançou o mais recente aplicativo Emergência RJ, que oferece maior acessibilidade aos usuários cariocas com essa condição para atendimento da Polícia Militar, com o “190 digital”.

De maneira simples, permite que os usuários tenham em mãos um serviço de segurança da cidade e utilizem o aplicativo para casos de emergência. O lançamento traz o mesmo conceito do app Nearbee, mas sem a ajuda dos “anjos”, como são conhecidos os amigos, familiares, usuários pré-cadastrados, socorristas voluntários e serviços profissionais disponíveis para informações necessárias no momento.

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+