Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Eventos nacionais de pesquisa na área reuniram participantes do Brasil e do exterior

texto Audrey Scheiner   entrevistas Mariana Dias Barreira   fotos e vídeos Thiago Laubstein   apoio Francielly Domingues tradução e interpretação Carlos Silvério, Rafaela Prado e Rafaella Sessenta

O V Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, realizado entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2016, teve como tema principal essas atividades analisadas sob diferentes perspectivas do processo, discutindo elementos como: aspectos intermodais, interculturais, interlinguísticos e intersemióticos.

Professora Ronice Quadros no Congresso da UFSC

Professora Ronice Quadros no Congresso da UFSC

Ocorrido dois dias antes, o I Congresso Nacional de Pesquisa em Linguística e Libras inaugurou o projeto Bases Linguísticas da Libras, espaço para que todos os pesquisadores dos estudos das línguas de sinais, em especial, da Libras, compartilhem os resultados de suas pesquisas.

Segundo Ronice Quadros, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), essa cerimônia é muito importante por causa das novas aulas de Libras que estão dentro do programa Viver Sem Limites. “É um projeto que visa ao planejamento linguístico estabelecido na criação desses cursos no país inteiro, que conta com 27 cursos de Libras em universidades federais”, relata.

Em relação ao panorama brasileiro dessa área de estudo, Ronice opina que a tendência é só crescer. “Estamos vivenciando um momento muito especial, que é consequência da Lei de Libras [Lei nº 10.436] e do Plano Nacional de Educação. Nesses últimos anos foram implementadas ações efetivas que exigem a produção de pesquisa. Então, a tendência é termos muita pesquisa daqui por diante e consolidar as áreas envolvidas nos estudos de sinais”.

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+