Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Acontece
Dia 9 de março de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 13

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Oficinas, brincadeiras e apresentação de projetos em prol da pessoa com
deficiência marcaram a 7ª Virada Inclusiva de Sumaré

texto Rosa Buccino foto Rafaella Sessenta

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 7ª Virada Inclusiva, promovida na Associação de Pais e Amigos (Apae), na cidade de Sumaré, interior de São Paulo, serviu para evidenciar que a inclusão social está sendo recebida de braços abertos pela sociedade brasileira.

Diversão e inclusão na 7ª Virada Inclusiva de Sumaré

Diversão e inclusão na 7ª Virada Inclusiva de Sumaré

Para a organização do evento, a Apae teve os seguintes parceiros: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Prefeitura de Sumaré e Diretoria Regional de Ensino de Sumaré, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Organização Social Nisfram, Organização Social e da Associação Pestalozzi local.

Cristine Elizabeth, coordenadora de Educação Especial da Diretoria Regional de Ensino, avalia o evento como outro marco em favor da pessoa com deficiência, uma vez que solidariedade, integração, respeito e determinação foram unânimes entre os organizadores, familiares, educadores e todos os presentes. “É gratificante notar tantas sensações positivas em um único evento. Faz entender que falar de inclusão social hoje é mais do que defender uma causa, mas notar um novo olhar para a diversidade”, opina Cristine.

Ela lembrou que há 21 anos, quando ingressou na coordenação de Educação Especial, os educandos com deficiência eram totalmente segregados. Atualmente, para ela, o obsoleto modelo médico está cedendo lugar para avanços na área educacional a partir de leis específicas. Nesse contexto, Cristine menciona a participação de cuidadores, intérpretes, professores interlocutores e monitores, entre outros profissionais que estão se especializando para fazer valer todos os direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência que atravessam esse campo.

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+