Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
professora
Dia 9 de março de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 13

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Atividades que promovem o acolhimento dos alunos no início do ano letivo

texto Rúbem Soares* e Silvana Zajac**

Nos primeiros dias de aula, proporcionar um acolhimento especial a todos os alunos é muito importante. Isso porque, esses primeiros dias poderão ser determinantes para que os alunos construam vínculos saudáveis com todo o ambiente escolar, o que não significa a total ausência de conflitos.

e-compreensivalConforme Ortega (2002), conflitos ocorrem em qualquer ambiente social. Sendo a escola um deles, situações conflituosas são naturais. O ideal é que sejam pensadas ações preventivas para que tais situações não se deteriorem, evoluindo para atos de violência.

Sabemos que alguns alunos estão mais expostos a tensões cotidianas na escola, desde o seu ingresso. Crianças cujos comportamentos o professor avalia como inadequados no relacionamento com os colegas – por exemplo, as impulsivas, ou não cooperativas – são as que mais se envolvem em conflitos. Encontramos na literatura da área alguns trabalhos recentes, como o de Marturano & Gardinal (2008), indicando que as crianças “socialmente competentes” estão menos expostas à rejeição e à vitimização pelos companheiros, enquanto as agressivas e as retraídas estão em maior risco de se tornarem alvo de maus tratos.

Não é surpresa que alunos com necessidades educativas especiais sejam vistos como “incompetentes” no desempenho das atividades escolares, o que pode fazer com que eles sejam alvo de rejeição ou isolamento pelos demais. Desnecessário dizer que, embora totalmente equivocada, tal visão ainda permeia o ambiente escolar, não apenas entre o alunado sem deficiência, mas até entre alguns docentes. É compreensível que aflorem dúvidas e preocupações quando a escola recebe, pela primeira vez, uma criança com necessidades educativas especiais, seja com deficiência ou não. É natural ansiedade ou mesmo temor por parte do professor diante da nova situação, para a qual, eventualmente, não está preparado.

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+