Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
tv
Dia 9 de março de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 13

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Conheça o primeiro telejornal bilíngue para surdos e ouvintes do país

texto Cintia Alves fotos Divulgação

Lembro quando assistia telejornal com a minha família, e eu sempre queria saber o que estava sendo dito. Meus pais diziam: ‘Espere, daqui a pouco eu falo’, assim deixavam para depois e acabavam esquecendo. Agora, com o Primeira Mão, é diferente. Nós temos a oportunidade de levar a informação aos surdos em língua de sinais. Isso é respeitar a identidade surda!”, revela Áulio Nóbrega, 38 anos, surdo, formado em pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e apresentador na TV INES.

Assim como Áulio, 1,1% da população brasileira com deficiência auditiva (conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE de 2015) encontra dificuldades para acompanhar as notícias nos telejornais das grandes emissoras brasileiras de televisão, que não oferecem recursos de acessibilidade.

Apesar de muitos serem bilíngues – em Libras e na Língua Portuguesa –, nem sempre a leitura das legendas, e sua compreensão, pode ser realizada com êxito, pois não transmitem por completo a mensagem.

E você? Já se perguntou como uma pessoa com deficiência auditiva se atualiza a respeito do que acontece no mundo?

Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

[/tab_item][/tab]

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+