[tab]
[tab_item title=”Texto em Português”]
Conheça o primeiro telejornal bilíngue para surdos e ouvintes do país
texto Cintia Alves fotos Divulgação
Lembro quando assistia telejornal com a minha família, e eu sempre queria saber o que estava sendo dito. Meus pais diziam: ‘Espere, daqui a pouco eu falo’, assim deixavam para depois e acabavam esquecendo. Agora, com o Primeira Mão, é diferente. Nós temos a oportunidade de levar a informação aos surdos em língua de sinais. Isso é respeitar a identidade surda!”, revela Áulio Nóbrega, 38 anos, surdo, formado em pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e apresentador na TV INES.
Assim como Áulio, 1,1% da população brasileira com deficiência auditiva (conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE de 2015) encontra dificuldades para acompanhar as notícias nos telejornais das grandes emissoras brasileiras de televisão, que não oferecem recursos de acessibilidade.
Apesar de muitos serem bilíngues – em Libras e na Língua Portuguesa –, nem sempre a leitura das legendas, e sua compreensão, pode ser realizada com êxito, pois não transmitem por completo a mensagem.
E você? Já se perguntou como uma pessoa com deficiência auditiva se atualiza a respeito do que acontece no mundo?
[/tab_item][/tab]
Sumário