Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
abril-marrom
Dia 21 de maio de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 14

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Abra os olhos para a prevenção 

texto Audrey Scheiner

Atualmente há mais de 1,2 milhão de cegos no Brasil, com visão corrigida igual ou inferior a 20%. Por isso, o Projeto Abril Marrom – Prevenção e combate às diversas espécies de cegueira (www.abrilmarrom.com.br) deu início ao segundo ano de campanha no dia 3 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é fruto da Proposta de Lei 14.485 /07, do engenheiro civil e ex-vereador Aníbal de Freitas.

Com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção da a cegueira, o projeto Abril Marrom  desenvolve, durante o mês de abril,  testes de acuidade para a população e palestras ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da oftalmologia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados. Isso significa que aproximadamente 700 mil brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Mas para que isso aconteça o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo na alteração as condições de saúde ocular.

Segundo pesquisa do IBGE, 80% dos 24,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência, no Brasil, são cegas ou possuem baixa visão. Procedimentos como exames clínicos e aferição de pressão intraocular podem detectar eventuais alterações da visão. “Nós temos que nos apegar à prevenção. 90% da causa da cegueira vem de doenças graves como catarata e glaucoma”, finaliza Aníbal de Freitas. D+


[/tab_item][/tab]
Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+