Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS| Leitor de Tela
Dia 21 de maio de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 14

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

texto Brenda Cruz  fotos: Celina GermerMake do bem

“A maquiagem deixa a mulher mais bonita, mais realizada. Me deu uma autoestima muito grande! Eu me senti mais sensual, mais mulher, mais amada, as pessoas me olham diferente. Agora eu uso para causar impacto, pois as pessoas estavam acostumadas a me ver somente de óculos escuros, e com a maquiagem eu fico diferente. Sou muito mais feliz depois do curso”, revelou Geisa Sousa Santos, 38 anos, massoterapeuta, há 11 anos na Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, onde faz aulas de musicalização e cidadania, além do voluntariado. Geisa conta que antes não achava a maquiagem importante, mas depois do curso percebeu que faz, sim, diferença.

O curso de automaquiagem na Laramara está indo para sua terceira turma no mês de maio, partiu dos pedidos das próprias usuárias da associação, que convidou Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem do salão de beleza Jacques Janine, para ministrar o curso para as mulheres com deficiência visual. “Além da dificuldade delas em encontrarem aulas na área, a ideia surgiu como uma oportunidade de elevar a autoestima dessas mulheres e proporcionar autonomia suficiente para se maquiarem sozinhas no dia a dia”, conta Chloé.

Arlete Reis de Santana, 42 anos, é professora aposentada, participa da associação há três anos e também fez o curso ministrado por Chloé. “Foi muito significativo, através do curso voltamos a nos sentir belas, pois a partir do momento que se perde a visão, você se sente um patinho feio, uma pessoa que ninguém vai olhar. Depois dele, eu me tornei uma nova mulher, eu não enxergo os detalhes do meu rosto, mas eu sento na frente do espelho e me maquio. O curso faz as mulheres renascerem, aprenderem a se valorizar, pois só assim a vida se torna melhor”, conta a aluna.

make-2Durante os cinco encontros, de duas horas cada, Chloé e sua equipe de maquiadoras ensinam técnicas desde o preparo da pele até uma maquiagem completa. “Levo comigo uma equipe de maquiadoras, para que a cada dupla tenha uma monitora. Esse formato é muito importante, já que elas têm dificuldades e vivências diferentes com a maquiagem. O meu objetivo é que saiam com dicas especiais para valorizarem as suas principais características e que se sintam confiantes para reproduzirem sozinhas”, conta a maquiadora.


[/tab_item][/tab]
Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

Sumário

Posts Relacionados

Acesse a Revista D+