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Dia 21 de maio de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 14

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Para que eles cumpram a sua finalidade é fundamental que sejam contextualizados e significativos para a turma

texto Silvana Zajac* fotos Shutterstock

O trabalho com projetos é uma estratégia que ainda desafia muito os professores. Contudo, é um excelente meio para transformar as práticas educativas na sala de aula e na escola. Para que eles cumpram a sua finalidade é fundamental que sejam contextualizados e significativos para a turma, ou seja, precisam possibilitar maior envolvimento dos alunos nas atividades, dar mais sentido às tarefas realizadas na sala de aula, propor desafios, orientar as formas de avaliação, entre outros.

A autora e pesquisadora Delia Lerner diz que o projeto é uma modalidade organizativa do tempo e conteúdos escolares, que articula propósitos didáticos, comunicativos e sociais em torno de um produto final com o objetivo de que os conhecimentos escolares adquiram maior sentido, tendo como perspectiva a função social do ensino e as práticas sociais.

Assim, flexibilidade quanto à forma, forte protagonismo e desafios colocados aos professores e alunos na construção de um produto final compartilhado por todos são características elementares na hora de eleger o projeto como uma modalidade organizativa que contribui no planejamento, nas intervenções didáticas, na organização dos conteúdos de aprendizagem e principalmente na reflexão sobre eles.

Dentre as diversas modalidades organizativas (atividades permanentes, planos de aula, sequências didáticas, oficinas), os projetos possuem uma estrutura que pode ser organizada de diferentes maneiras.

BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

É importante que a proposta seja apresentada aos alunos de forma clara, deixando explícito os objetivos sociais do trabalho, as etapas a serem seguidas e qual será o produto final. A cada etapa finalizada é importante retomar o cronograma do projeto com os alunos, situá-los e rever as atividades da etapa seguinte.

O professor deve planejar antecipadamente quais perguntas fará para encaminhar as atividades, lembrando que estas devem ser desafiadoras para que o aluno seja beneficiado com uma maior possibilidade de aprendizagem, bem como que se propicie o levantamento de conhecimentos prévios sobre o conteúdo a ser trabalhado.


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