Referência em inclusão e acessibilidade!
ACESSO GRÁTIS | Leitor de Tela
O Sistema Linguístico da Libras
Dia 4 de julho de 2017 | Por Revista D+ | Sobre Edição 15

[tab]

[tab_item title=”Texto em Português”]

Olá, caro leitor. Seja bem-vindo a um espaço reflexivo sobre o sistema linguístico da Língua Brasileira de Sinais. Pretende-se, aqui, produzir discussões sobre as estruturas componentes da Libras de uma maneira dialética, esperando, assim, que nossas conversas auxiliem a comunidade surda e ouvinte no uso, produção e interpretação de construções visoespaciais.

Para que consigamos caminhar nessas análises, há de se retomar conceitos já consolidados nos estudos de língua e refletir sobre sua aplicação em um sistema um tanto “diferente” de comunicação, cujo espaço usado pelo indivíduo que sinaliza, a posição dos membros de seu corpo e o deslocamento feito pelas mãos são responsáveis pela transmissão de informações.

Pensar em uma forma de comunicação diferente daquela a que estamos acostumados é tentar entender um instrumento com o qual não temos afinidade, é imaginar como se dá a produção dos sentidos por meio dele e especular o funcionamento dos elementos que o compõem sem a experiência de tê-lo usado. Assim, conhecemos várias linguagens pelas quais uma mensagem pode ser passada: a música, o teatro, a língua… mas, por quais delas somos capazes de nos comunicar? Quanto dominamos ou o que conhecemos de cada uma?

Quando observamos a comunicação entre duas pessoas que utilizam uma língua de sinais, talvez não paramos para pensar no quão complexo é o sistema linguístico que envolve o “dançar” das mãos e do corpo na constituição dos conhecimentos ali presentes.

A língua enquanto sistema formado por unidades que são funcionais para a comunicação, conforme descrita pelo autor Fernandes Jr (2010), é complexa e entender o funcionamento do mecanismo linguístico é um grande desafio a todos aqueles que se propõem a compreendê-la.

Reconhecida como língua em 24 de abril de 2002 pela Lei 10.436, a Libras tem, hoje, o status pelo qual muitos surdos e ouvintes lutaram e são relativamente recentes os estudos feitos sobre seu sistema linguístico.


[/tab_item][/tab]
Faça seu Login para ter acesso a todo Conteùdo.


Ou cadastre-se Gratuitamente para ter acesso a todo Conteùdo,

Sumário

Posts Relacionados

Assine a Revista D+